Estado abre participação no Saresp para alunos de escolas municipais
Medida permitirá que todas as 645 prefeituras possam definir metas anuais para escolas
A Secretaria de Estado da Educação decidiu abrir o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) à participação de todas as cidades paulistas. Em novembro, pela primeira vez, a avaliação de alunos da rede estadual poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todas as 645 prefeituras poderão definir metas anuais para as suas escolas, seguindo o modelo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), lançado há um mês.
“Aos municípios interessados caberá arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo o processo de elaboração será da secretaria”, afirma a titular da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. Segundo ela, com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais (unificando o resultado do Saresp e o do ano letivo), as prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças em suas escolas. É a gestão cooperada e compartilhada colocada em prática, informa.
A secretaria programou também outra mudança para o exame deste ano: a inclusão da disciplina de Ciências da Natureza. Ou seja, além de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes serão avaliados nesta matéria. A empresa que vai aplicar a prova ainda está sendo definida.
Realizado desde 1996, o Saresp só não foi aplicado pela secretaria em 2006. Em 2007, avaliou aproximadamente 2 milhões de alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática. Na ocasião, os resultados foram comparados aos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Neste ano, a intenção é comparar aos do próprio Saresp anterior, para constatar se houve evolução dos estudantes e das escolas.
Evolução
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª) e finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e do ensino médio. A avaliação fundamenta-se em dois critérios principais: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar. O Idesp tem o papel de fornecer um diagnóstico de qualidade à escola, apontando os pontos em que necessita melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
Da Secretaria da Educação
06/22/2008
Artigos Relacionados
Escolas municipais participam do Saresp
Alunos do Estado participam de Prova Brasil e do Saresp
Estado envia 215 mil livros para alunos de 1ª série de escolas da rede
Governo do Estado lança programa de concertos didáticos para alunos das escolas públicas
Governo do Estado lança programa de concertos didáticos para alunos das escolas públicas
Projeto abre acesso ao Prouni a alunos de escolas particulares