Estado autoriza recuperação aos sábados na rede pública



Medida é direcionada aos alunos do ensino fundamental e médio com dificuldades não superadas no cotidiano escolar

A Secretaria Estadual da Educação autorizou a aplicação da recuperação paralela nos sábados. A medida é direcionada aos alunos do ensino fundamental e médio com dificuldades não superadas no cotidiano escolar. E vale para a escola que a julgar necessária ou tiver recebido pedido dos estudantes para que seja aplicada nesse dia.

A recuperação paralela é oferecida para turmas de 15 a 20 alunos. O reforço consiste em três aulas semanais ministradas com as demais atividades letivas. Também pode ser realizada aos sábados, desde que cada escola tenha reservado para a tarefa um crédito de horas equivalente a 5% da carga horária total que abranja o conjunto de classes em funcionamento durante todo o ano letivo.

Para aplicar a recuperação paralela, a escola deverá elaborar projetos em conjunto com o Conselho de Classe/Série e com o professor-coordenador. Essas tarefas resultarão da avaliação do docente em sala de aula.

Em 2008, além da recuperação paralela, serão realizados mais dois tipos de recuperação com o objetivo de superar dificuldades específicas dos alunos. A contínua é baseada no desempenho diário do estudante e inserida no trabalho pedagógico realizado no dia-a-dia da sala de aula. A de ciclo prevê um ano letivo de estudos para atender ao estudante sem condições de avançar para a etapa seguinte.

Da Secretaria Estadual da Educação / Agência Imprensa Oficial

(C.C.)



02/10/2008


Artigos Relacionados


Recuperação inédita marca início das aulas na rede pública estadual

Educação libera escolas para aplicar recuperação aos sábados

Crianças da rede pública viajam para conhecer o estado

Estado implanta nova proposta curricular na rede pública

Estado convoca 5,4 mil professores para trabalho na rede pública

Estado divulga resultados da avaliação de rendimento dos alunos da rede pública