Estado cria cargos de pesquisador para o Hospital das Clínicas



Homologação da lei foi assinada pelo governador Cláudio Lembo em solenidade na Faculdade de Medicina da USP

O Governo do Estado de São Paulo criou 55 cargos de pesquisador científico para os 62 Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O governador Cláudio Lembo assinou a homologação da lei, nesta segunda-feira, 31 de julho, em cerimônia na Faculdade de Medicina da USP.

“São 55 pesquisadores, um quadro até pequeno, mas excepcionalmente importante para São Paulo e para o país, porque vão permitir enormes avanços na ciência brasileira”, ressaltou o governador.

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Giovanni Guido Cerri, essa era uma reivindicação antiga do complexo HC-FMUSP, que até então não tinha carreira de pesquisador.

Os pesquisadores serão enquadrados na referência PqC-1/Nível I e podem ascender até o Nível VI, compatível com a carreira de docente da USP.

Além de criar os cargos de pesquisador científico, a lei também equipara os LIMs a instituições de pesquisa, definidas na Lei Complementar 125, de 18/11/1975.

Os Laboratórios de Investigação Médica do HC-FMUSP, criados em 1975, possuem cerca de 120 grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq. A produção científica desenvolvida nos LIMs representa 7,3% da publicação brasileira e 3,3% da publicação latino-americana, nas áreas de saúde e ciências biomédicas, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia.

  Os pesquisadores dessas unidades têm atuado em diferentes projetos de alcance nacional e internacional, liderando grupos que têm gerado conhecimento de ponta e que se traduzem para a prática clínica.

Muitas pesquisas geradas nos LIMs têm subsidiado a reorientação de políticas públicas. Esses grupos desenvolvem pesquisa em diferentes campos das ciências da saúde e têm investigado doenças tais como Aids, hepatite C, Alzheimer, esquizofrenia, asma, câncer de mama e de colo de útero e infarto do miocárdio.

Destacam-se ainda estudos da dinâmica e controle vacinal de epidemias e estudos sobre o impacto da poluição ambiental na saúde. Tratamentos de alta complexidade, que incluem novas técnicas cirúrgicas, transplantes e terapias celulares, são também alvo de investigação e aprimoramento por grupos de pesquisa dos LIMs.

Entre os presentes estavam o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o diretor da FMUSP e presidente do Conselho Deliberativo do HC, Giovanni Guido Cerri, o superintendente do HC, José Manoel de Camargo Teixeira, o diretor executivo dos LIMs, José Eluf Neto, e o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Segurança

O governador Cláudio Lembo voltou a comentar a ajuda oferecida pelo Exército no combate ao crime organizado em São Paulo.

Ele reafirmou trabalhar em cooperação com o Governo Federal, mas fez ressalvas. “Eu quero Exército como

07/31/2006


Artigos Relacionados


Saúde: Estado cria 55 vagas para Hospital das Clínicas de São Paulo

Saúde: Hospital das Clínicas cria ambulatório de vacinação para viajantes

Saúde: Hospital das Clínicas cria ambulatório de vacinação para viajantes

Governo do Estado libera R$ 59,2 milhões para Hospital das Clínicas de Marília

Procuradores do Estado pressionam para aprovação do projeto que cria 89 cargos

Governador assina lei que cria mais 400 cargos de defensores públicos para o Estado