Estado investe R$ 99 milhões em obras viárias do Vale do Paraíba
Nesta sexta-feira, 6, o governador José Serra foi a Cruzeiro e São José dos Campos fazer vistorias
Atualizada às 19h05
O Governo do Estado está aplicando R$ 99 milhões em duas importantes obras viárias no Vale do Paraíba. Em Cruzeiro serão investidos R$ 16 milhões na construção de uma ponte, dois viadutos e finalização de uma rodovia. Em São José dos Campos, foi iniciada este mês a terceira fase da ligação entre as rodovias Dutra e Carvalho Pinto, no valor de R$ 83,9 milhões. Na tarde desta sexta-feira, 6, o governador José Serra vistoriou o local das obras nos dois municípios.
Cruzeiro
No município de Cruzeiro, o governador anunciou as obras de construção do Contorno Externo da cidade. “Essa obra vai recuperar um atraso de décadas, garantindo mais segurança aos moradores de Cruzeiro e a todos que passam em direção ao sul de Minas”, disse Serra. O secretário Mauro Arce informou que o edital de licitação já foi lançado e a abertura das propostas para conhecer a empresa vencedora será no dia 30 deste mês. “A partir daí, em até dois meses a obra deve ser iniciada”, disse Arce.
O montante de R$ 16 milhões será empregado na finalização da rodovia Hamilton Vieira Mendes (SP-52) e construção do Contorno Externo da cidade de Cruzeiro, com um viaduto sobre a estrada de ferro (MRS), uma ponte sobre o rio Paraíba do Sul e um viaduto sobre o entroncamento com a SP-58.
A obra possui papel fundamental para a malha viária paulista, melhorando a capacidade de tráfego e a segurança rodoviária, sobretudo para os municípios mais próximos: Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lavrinhas, Queluz, Lorena, Passa Quatro (MG), entre outros. Além disso, propiciará a ligação direta e mais econômica aos veículos que, partindo da rodovia Presidente Dutra, dirigem-se ao Sul de Minas Gerais, para cidades de São Lourenço e de Caxambu, evitando a necessidade da utilização do perímetro urbano do município.
São José dos Campos
As obras da terceira fase da ligação Dutra – Carvalho Pinto correspondem ao trecho compreendido entre o Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica (IEAv) e a rodovia Governador Carvalho Pinto (SP-70), com extensão aproximada de 5,35 quilômetros, e devem ser concluídas em 12 meses.
“Esta obra descongestiona todo o sistema viário da região e abre caminho para a duplicação da rodovia dos Tamoios”, disse Serra. O secretário Mauro Arce adiantou que a estimativa é de que em outubro seja lançado o edital para a duplicação dessa rodovia. “Trata-se de uma obra extremamente cara e complexa porque a região é muito urbanizada”, explicou Arce.
Confira abaixo a relação de intervenções no local:
- Adequação geométrica para ampliação do gabarito horizontal sob os viadutos no cruzamento da av. Mário Covas com a Via Dutra;
- Construção de viaduto em passagem superior que interligará o sistema viário local, através das ruas Antonio Aleixo da Silva e Talim;
- Implantação de acesso no entroncamento da rua Antonio Aleixo com saída para a av. Mário Covas;
- Implantação de rotatória de porte na confluência das ruas Aporé e Gurupi;
- Implantação de elementos de segurança ao longo das margens do córrego do Vidoca, entre a rodovia Presidente Dutra e o viaduto Aporé;
- Duplicação da Tamoios, entre o IEAv e Carvalho Pinto com 2 faixas de tráfego, acostamento e faixa de segurança, delimitada por canteiro central;
- Segundo trevo do IEAv, constituído de viaduto em passagem superior, e alças viárias que possibilitem os movimentos de acesso entre a duplicação e as instalações do IEAv ao aeroporto de São José dos Campos e o bairro Torrão de Ouro;
- Ramo de acesso (sentido Carvalho Pinto / São José) para possibilitar a ligação da duplicação com a rodovia dos Tamoios em seu traçado original;
- Complementação do trevo de Putim com a construção da passagem inferior na pista leste, (sentido São José);
- Implantação da marginal Capuava com extensão de 1,4 km, que constitui-se no acesso à Granja Panambi e Fazenda Santa Clara;
- Implantação de marginal na altura entre as estacas 1381/1401, que será o acesso ao bairro São Judas Tadeu;
- Ramos de enlace da duplicação da Tamoios com as alças do trevo da rodovia Carvalho Pinto que são os acessos sentido São José e São Paulo;
- Restauração e pavimentação da estrada Velha de Paraibuna que constitui-se na integração do sistema viário dos bairros do Putim e São Judas Tadeu os quais interligam os mesmos ao novo traçado da rodovia dos Tamoios.
Fases anteriores
A segunda fase das obras, iniciada em janeiro de 2006, contemplou 3,6 quilômetros de extensão, a construção de duas pistas com duas faixas de rolamento (3,60 metros de largura cada uma), acostamento e canteiro central. Além da pista de rolamento foi construído um viaduto (superior) na rua Aporé e implantação de trevos no IEAv e Putim, dando acesso aos bairros de Capuava e São José. As obras foram concluídas em julho de 2007, gerando cerca de aproximadamente 1.200 empregos diretos e indiretos.
Na primeira fase, concluída em dezembro de 2000, compreendeu o trecho entre Dutra e rua Aporé, passando pelo vale do Córrego Vidoca. Foram implantados 1,8 quilômetro de pistas, construção de 1,5 quilômetro de marginais e vias locais e canalizado 1,4 quilômetro do córrego do Vidoca no canteiro central.
O projeto completou exigiu investimentos de mais de R$ 200 milhões. Foram gastos R$ 25 milhões na primeira etapa, R$ 64,83 na segunda (sendo R$ 53,82 do Governo do Estado e o restante da prefeitura de São José dos Campos) e a etapa final irá consumir R$ 65,7 milhões.
Mariana Garbin / Cleber Mata / Manoel Schlindwein com Secretaria dos Transportes
(I.P.)
06/06/2008
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