Estado lança em 30 dias edital do Expresso Aeroporto



Previsão é do governador José Serra que recebeu nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim

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O Governo do Estado deve lançar no próximo mês o edital de licitação do Expresso Aeroporto, linha de trem rápido entre o bairro da Luz na Capital e o Aeroporto Internacional governador André Franco Montoro, localizado no bairro de Cumbica, em Guarulhos. A previsão foi anunciada pelo governador José Serra, na tarde desta segunda-feira, 3, durante audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito Gilberto Kassab no Palácio dos Bandeirantes.

“Nós deveremos soltar no próximo mês a licitação do Expresso Aeroporto, que incluirá o projeto executivo e as obras. Ao mesmo tempo, temos o plano de fazer o metrô leve, um veículo leve de transportes, da Estação São Judas do Metrô até Congonhas”, observou Serra.

Após o processo concluído, a expectativa é que em seis meses o vencedor da licitação possa assinar o contrato com o governo estadual. A concessão será de 35 anos para explorar o serviço, sendo três destes para concluir as obras e colocá-lo em funcionamento.

Vence o processo a empresa que apresentar a menor tarifa cujo teto foi fixado em R$ 28,00, valor que representa cerca de 1/3 do cobrado pelos táxis para o mesmo percurso. As tarifas serão reajustadas anualmente com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O Expresso ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de São Paulo “governador André Franco Montoro”. Será implementada uma nova via de 28,3 quilômetros de extensão. A estação central, que ficará em uma área entre as atuais estações Luz e Julio Prestes, funcionará como terminal aeroportuário com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, podendo realizar “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Também vão oferecer equipamentos como os existentes nos mais modernos aeroportos do mundo: escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamento, shopping Center e remessa de encomendas.

O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade máxima do trem deverá ser de, no mínimo, 120 km/h. Estima-se no início da operação, o número médio de 19 mil usuários/dia, entre viajantes, acompanhantes e funcionários. Esse número poderá chegar a 42 mil com a expansão do aeroporto de Guarulhos. O intervalo entre os trens, com ar-condicionado e compartimentos especiais para bagagens, inicialmente será de 15 minutos, com redução para 12 minutos ao longo do período de concessão. Esse tempo poderá chegar a dez minutos, na plenitude do sistema.

O Expresso Aeroporto garantirá mais confiabilidade, conforto, comodidade e segurança para os deslocamentos entre o centro da capital e o Aeroporto de Guarulhos, resultando em economia de R$ 71 milhões/ano, considerando os tempos gastos nos deslocamentos. Segundo estudos da Secretaria de Transportes Metropolitanos, serão 100 ônibus a menos por dia na marginal do Tietê e redução de até 20 mil carros na mesma via. Somente com a queda do número de acidentes, a economia poderá chegar a R$ 18 milhões por ano.

Trem Guarulhos

A Linha 13-Jade fará a ligação entre a capital paulista e a segunda cidade mais populosa do Estado. As obras de infra-estrutura serão inteiramente realizadas pela concessionária, como obrigação contratual definida pelo Governo do Estado para a outorga do Expresso Aeroporto.

De acordo com o projeto de referência desenvolvido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a linha terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, ao longo de 20,8 quilômetros. Uma nova estação será erguida próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP. O serviço também obedecerá parada nas estações da Linha 12-Safira: Engenheiro Goulart, que ganhará um novo prédio, Penha (que será construída), Tatuapé e Brás, onde há acesso gratuito ao Metrô.

A grande vantagem do Trem de Guarulhos é que a integração entre as linhas ferroviárias e as do Metrô dará rapidez aos deslocamentos dos usuários de Guarulhos e acesso importante à região metropolitana de São Paulo.

Cleber Mata e Manoel Schlindwein  com informações do da CPTM



11/03/2008


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