Estados e municípios ganham apoio para elaborar planos de cultura



O Ministério da Cultura lança, na próxima sexta-feira (2), o Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, que prevê o apoio a estados e municípios na elaboração de seus planos de cultura. O lançamento acontece durante o 1º Seminário de Planos de Cultura, organizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), em Brasília, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março.

O programa também vai auxiliar as representações regionais do Ministério da Cultura na constituição dos sistemas estaduais e municipais de cultura (em parceria com a Unesco). Outro objetivo é apoiar a formação de gestores culturais do Nordeste, contando com a colaboração de equipes técnicas da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As duas últimas ações serão lançadas posteriormente, até o final de março.

O lançamento será realizado no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a partir das 9h do dia 2, encerrando as atividades do seminário. Além da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estarão presentes os principais dirigentes do Sistema MinC, entre eles o secretário de Articulação Institucional, João Roberto Peixe, secretários estaduais e municipais de cultura e assessores técnicos que irão trabalhar no projeto.

 

Parceria

Para auxiliar na elaboração dos Planos de Cultura, o ministério contará com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o lançamento do programa, a ministra Ana de Hollanda irá assinar portaria criando os Conselhos Gestores Nacionais dos projetos e o secretário João Roberto Peixe firmará os termos de cooperação entre o ministério, as universidades, os estados e municípios.

A UFSC será a responsável pelo apoio técnico à elaboração dos Planos de Cultura de 17 estados e a UFBA irá auxiliar na elaboração dos Planos de Cultura de 20 municípios, sendo 12 capitais e 8 cidades de regiões metropolitanas. Todos os entes federados envolvidos estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura.

Os planos regionais de cultura serão construídos com a contribuição da sociedade a partir dos subsídios colhidos durante as conferências estaduais e municipais de cultura e dos debates realizados dentro dos Conselhos de Política Cultural. 

Apoiar estados e municípios na implantação de políticas públicas faz parte das atribuições do ministério, determinadas pela Lei 12.343/2010 que instituiu o Plano Nacional de Cultura (PNC).

 

Fonte:
Ministério da Cultura



28/02/2012 11:30


Artigos Relacionados


Estados e municípios têm até agosto para elaborar planos de gestão de resíduos

Municípios podem ter ajuda para elaborar planos de saneamento

Municípios podem ter ajuda para elaborar planos de saneamento

Municípios vão aprender a elaborar planos locais de habitação de interesse social

Cepam: Fundação ajuda municípios paulistas a elaborar planos diretores

Municípios podem pedir apoio da Funasa para elaborar plano de saneamento básico