Estados e municípios se preparam para implementar política de resíduos sólidos



Nos dias 24 e 25 de agosto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que completou um ano neste mês, será tema de reunião em Brasília para promover maior integração entre governo federal, estados e municípios na implementação da iniciativa.

''Estamos num momento estratégico. O momento em que cabe aos estados estimular, apoiar os municípios para fazer os seus planos integrados e para colocar em prática aquilo que é o objetivo final da política'', destacou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, na abertura do encontro.

Durante o evento, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e seus parceiros, os secretários de meio ambiente de 16 estados e os gestores municipais terão a oportunidade de promover um balanço dos consórcios intermunicipais. "A ideia é dialogar um pouco sobre os desafios que a PNRS trouxe para os estados e municípios, as oportunidades de apoio que o governo vai continuar trazendo, e ao mesmo tempo, preparar a secretaria de meio ambiente desses estados e municípios para esses desafios. A expectativa é que, ao final do encontro, tenhamos traçado os próximos passos para a área de resíduos sólidos", declarou o diretor de Ambiente Urbano, Silvano Silvério.

Para Nabil Bonduki, "esse momento é muito importante porque estamos iniciando o debate da PNRS. Temos um prazo até 2012 para que os planos municipais sejam realizados, e depois, 2014 para ter os primeiros resultados gerais dessa política. Estamos conclamando os municípios a estabelecer uma parceria mais permanente com a nossa secretaria, não só porque tem a PNRS, mas tem as políticas de ambiente urbano, como a qualidade do ar, como o acompanhamento das áreas contaminadas, e toda a política ambiental voltada às APPs e áreas de proteção urbanas'', finalizou.

Desde junho, o Ministério do Meio Ambiente está veiculando, nos principais meios de comunicação, a campanha ''Separe o lixo e acerte na lata'' para ajudar a divulgar as soluções propostas pela PNRS. O objetivo da campanha é preparar e educar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País. A campanha ensina a separar o lixo seco do úmido, uma medida simples que facilita a vida dos catadores, mesmo nas cidades onde não exista ainda o serviço de coleta seletiva.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



24/08/2011 18:38


Artigos Relacionados


Curso prepara estados e municípios para elaboração de planos de resíduos sólidos

Estados e municípios debatem plano de resíduos sólidos para cidades-sede da Copa

Municípios desprezam dinheiro para tratamento de resíduos sólidos

CMA poderá ter subcomissão para acompanhar política de resíduos sólidos

Paim pede aos municípios agilidade para se adequarem à Lei de Resíduos Sólidos

Política de Resíduos Sólidos vai reforçar uso da biomassa para produzir energia