Estados receberão R$ 21 milhões para ampliação do pré-natal



O recurso vai atender mais de 426 mil gestantes além de disponibilizar 525 testes rápidos de gravidez

 

Com o objetivo de aumentar a oferta de exames do pré-natal e realizar os testes rápidos de gravidez, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 21 milhões, em parcela única, para a viabilização dos exames na rede pública de saúde. A liberação do repasse foi determinada nessa quarta-feira (7), beneficiando, assim, 1.163 municípios, de 21 estados.

A estimativa é que mais de 416 mil gestantes sejam beneficiadas com os novos exames e mais de 525 testes sejam realizados. A meta do ministério é fazer com que o atendimento às gestantes seja cada vez mais qualificado e por isso reforça a importância dos municípios aderirem ao pré-natal da Rede Cegonha.

“Esses novos recursos garantem às mulheres todas as consultas e exames do pré-natal de forma gratuita, inclusive o ultrassom obstétrico. Essa ampliação tem reflexos diretos na mortalidade materna, já que o pré-natal de qualidade é fundamental para redução desses casos”, afirma o ministro.

De acordo com o ministério, a lista dos municípios beneficiados será divulgada no Diário Oficial da União ainda esta semana.

 

Recursos