Estaleiro do Rio de Janeiro inicia construção de navios do Promef



O primeiro dos três navios do tipo bunker encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) começou a ser construído nesta terça-feira (26) pelo estaleiro Superpesa, do Rio de Janeiro. O início das obras, celebrado com o corte da primeira chapa de aço, representa a estreia do Superpesa no Promef, que já mobiliza os estaleiros Ilha S.A (Eisa), Atlântico Sul (EAS) e Mauá, e prevê a encomenda de 49 embarcações.

Os navios encomendados ao Superpesa terão como função abastecer outras embarcações e, por isso, são projetados com dispositivos para aumentar a capacidade de manobra e atracação lateral. Com 91,85 metros de comprimento e calado de 4,5 metros, cada navio bunker terá capacidade para armazenar até 4 mil metros cúbicos de óleo combustível e/ou óleo diesel.

Ao todo, serão utilizadas 3,6 mil toneladas de aço para a construção dos três navios. As duas primeiras embarcações serão lançadas ao mar em 2012 e a última, em 2013. O contrato com o estaleiro é de R$ 110,5 milhões e, ao longo das obras, serão gerados 500 empregos diretos e dois mil indiretos.

O programa de construção naval da Transpetro, um dos principais projetos estruturantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já criou mais de 15 mil empregos diretos no País. Ao longo do Promef serão gerados 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.

Com o programa, a expectativa é de que a frota da Transpetro chegue a mais de 110 navios em 2014. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo.  


Fonte:
Agência Petrobras

 

26/04/2011 16:47


Artigos Relacionados


Renan comemora consenso sobre construção de estaleiro em Alagoas

Renan Calheiros critica Ibama por vetar construção de estaleiro em Alagoas

Renan comemora licenciamento ambiental para construção de estaleiro em Alagoas

Renan Calheiros lamenta veto do Ibama para construção do estaleiro Eisa

Marta Suplicy comemora início da construção de estaleiro e investimentos em hidrovia em São Paulo

Ministro da Defesa visita estaleiro francês envolvido na construção dos novos submarinos brasileiros