Estão abertas as inscrições do Prouni



Candidatos devem ter renda familiar inferior a três salários mínimos e serão oferecidas 90.010 bolsas, segundo dados parciais do MEC


As inscrições para o edital do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta sexta-feira (21), pelo site do Prouni. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação em portaria publicada na última terça-feira (18) no Diário Oficial da União. 

Até às 23h59 do dia 25 de junho, os candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior poderão fazer suas inscrições. Não há taxa para concorrer ao benefício. Segundo dados preliminares do MEC, serão oferecidas 55.658 bolsas integrais e 34.352 parciais (de 50% da mensalidade).

O resultado dos estudantes pré-selecionados será divulgado no dia 28 de junho pelo site do Prouni. No dia 13 de julho, o MEC divulgará nomes para a segunda chamada. Em caso de rejeição, o estudante poderá manifestar interesse na lista de espera do programa entre 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. 

 

Prouni


Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Os alunos são selecionados pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, a nota dos escolhidos deve ser de, no mínimo, 450 pontos na média das provas do exame, e superior a zero na redação.

A bolsa integral é concedida apenas a aqueles que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para candidatos à bolsa parcial, a renda é de até três salários mínimos. Além disso, o aluno deve se enquadrar em alguma destas condições: