Estatuto da Juventude será submetido a debate na CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para realização de audiência pública sobre o Estatuto da Juventude. O assunto é tratado em projeto de lei da Câmara (PLC 98/11), para o qual foi apresentado um relatório favorável pelo próprio Randolfe, relator da matéria, nesta quarta-feira (9). A votação da proposta foi adiada, entretanto, por pedido de vista coletiva.
Randolfe quer debater o tema no próximo dia 22 de novembro com a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e representantes da Secretaria Nacional da Juventude, do Conselho Nacional da Juventude, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Fórum Nacional da Juventude Negra. O PLC 98/11 retornaria à pauta de votações da Comissão de Justiça no dia seguinte ao evento.
Ao defender a aprovação do projeto, Randolfe destacou três políticas públicas incluídas no Estatuto da Juventude: a aplicação mínima de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura em programas e projetos destinados a jovens ou por eles produzidos; a concessão de desconto de, pelo menos, 50% no valor das entradas de eventos culturais, de entretenimento e lazer em todo o país; e garantia de meia-passagem a jovens de 15 a 29 anos em transportes intermunicipais e interestaduais, independentemente do motivo da viagem.
Os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Demóstenes Torres (DEM-GO) fizeram críticas ao Estatuto da Juventude. Líder do governo no Senado, Jucá deverá encaminhar voto a favor da matéria na CCJ, mas está disposto a apresentar emendas quando sua discussão chegar às Comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Educação, Cultura e Esporte (CE); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Segundo explicou, o governo discorda de alguns pontos do projeto.
Já Demóstenes classificou de incompreensível o fato de o Estatuto da Juventude garantir, de forma irrestrita, meia-passagem nos transportes interestaduais e intermunicipais.
- Quem é que vai pagar por essa redução no preço das passagens? Há aspectos do projeto que precisam ser melhorados - avaliou.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
09/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH debate Estatuto da Juventude
Estatuto da Juventude está em debate na CAS
Estatuto da Juventude será votado no dia 16
CCJ abre debate sobre Estatuto da Juventude
Audiência Pública na CAS debate o Estatuto da Juventude
Estatuto da Juventude será votado terça-feira (16)