Estiagem afeta desempenho do PIB da agropecuária, avalia ministério da Agricultura



O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, que é a soma das riquezas geradas pelo setor, teve retração de 8,5% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2011. Em valores correntes, chegou a R$ 44,7 bilhões. No mesmo período, o PIB da economia cresceu 0,8%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (1º). Os dados mostram ainda que no período, a indústria cresceu 0,1% e os serviços 1,6%.

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, atribui o desempenho do PIB da Agropecuária às quedas na produção e produtividade dos grãos ocorridas por conta da estiagem, especialmente no Sul do País. “Tivemos problemas sazonais na nossa agricultura, o que impediu um resultado melhor do PIB Agropecuário no primeiro trimestre”, salientou.

Os produtos que mais impactaram no desempenho do setor foram a soja, cuja queda nesse ano foi de 11,4%; o arroz, que apresentou retração de 13,8%, e o fumo, que caiu 15,9%. O impacto da soja, por exemplo, no Valor Bruto da Produção (VBP), soma das lavouras do País, é expressiva de 23%, por isso a oscilação tem impacto imediato no índice. Já o arroz e o fumo têm 3% e 1% de participação no VBP, respectivamente. Apenas a soja caiu 14% no ano em relação a 2011.

Para o segundo trimestre, as projeções não são otimistas sobre a melhora do índice. Segundo Gasques, estarão contabilizados os prejuízos causados pela seca no Nordeste.  

 

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



06/06/2012 15:22


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura apresenta novas tecnologias em exposição agropecuária no RS

Ministério da Agricultura debate defesa agropecuária em conferência nacional

Estiagem no Rio Grande do Sul afeta 460 mil pessoas

Estiagem afeta abastecimento em Várzea Paulista

Defesa Agropecuária avalia eficácia da vacina contra aftosa

PPB avalia desempenho do governo estadual