Estiagem em municípios gaúchos já atinge frigoríficos



A falta de chuva no Rio Grande do Sul reduziu o rebanho bovino e o impacto já está sendo sentido nos frigoríficos, segundo o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do estado (Sicadergs). 

De acordo com o presidente da iniciativa, Ronei Lauxen, o preço do boi aumentou 5% neste começo de ano. “Nos últimos sete meses, o movimento considerado normal de abate girava em torno de 130 mil a 150 mil cabeças mensalmente, neste mês está diferente por causa da seca. Não há risco de o produto faltar, mas o valor pode vir embutido nos preços dos supermercados”, disse.

De acordo com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, o fato de a seca ter começado ainda na primavera, provocou um atraso no ciclo natural das pastagens e isso refletiu no desenvolvimento dos animais, que tiveram falta de alimento.

A Defesa Civil do estado informou que as cidades mais atingidas são de áreas rurais, que sofrem com a falta de água e alimentos. Elas recebem o apoio do governo do estado, com a entrega de cestas básicas e caminhões de água. Um total de 13 municípios decretou situação de emergência.


Fonte:
Agência Brasil

 

25/02/2011 10:26


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul tem dez municípios em estado de emergência por causa da estiagem

Estiagem faz com que 38 municípios amazonenses decretem estado de emergência

Peixoto continua visitas a municípios atingidos pela estiagem

Dois municípios de Pernambuco terão reforços nas obras de combate à estiagem

Dilma entrega motoniveladoras a municípios gaúchos

Cherini recebeu votos em 422 municípios gaúchos