Estradas: Novo Trevo do km 62 da Via Anhanguera já é um sucesso
A redução de acidentes no local já chega a 85%
As obras do novo trevo do km 62 da Via Anhangüera, em Jundiaí, terminam ainda no próximo mês, mas acabaram os congestionamentos e já houve redução considerável no número de acidentes.
De 2004 para 2005, diminuiu pela metade o número de acidentes no Trevo e nas imediações, entre o km 61 e o km 62+400: de 167 baixou para 86.
Neste ano, até maio, novamente houve redução de 69%, em relação a 2005. Em dois anos, a redução chega a 85%.
“A nova configuração geométrica do trevo elimina os pontos de entrelaçamento de tráfego, proporcionando maior fluidez, além de diminuir acidentes, melhorando a segurança dos usuários”, afirma o presidente da AutoBAn, Maurício Vasconcellos.
A AutoBAn começou as obras no Trevo em agosto de 2004. Já foram construídos cinco viadutos, há mais dois com obras em fase adiantada, das doze alças de acesso previstas, dez já estão prontas e em operação.
Como importante entroncamento da Via Anhangüera com a SP 300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), este trevo é o principal acesso do Sistema Anhangüera-Bandeirantes aos municípios de Itatiba, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Salto, Itu, além do Circuito das Águas paulista. O volume de tráfego médio é de mais de 55 mil veículos por dia.
O local também é um caminho fundamental para os motoristas que circulam por bairros de Jundiaí, e, ainda, acesso a SP 332, conhecida como Estrada Velha Campinas – São Paulo.
Para concluir a ampliação faltam duas alças, uma no sentido Amparo/Itatiba – Campinas e outra no sentido Itu/Itupeva – Capital, que serão concluídas até o final deste mês.
Os dois viadutos que faltam complementam as obras do viário municipal, que estão em andamento. Eles farão a ligação Distrito Industrial, bairro do Retiro e Vila Hortolândia.
De acordo com o prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, as obras no Trevo de Itu foram reivindicações apresentadas por ele quando ainda era deputado estadual. “Foram feitos planejamentos ao longo dos anos e hoje tenho a oportunidade de ver tudo se concretizando. Estamos dando mais um passo no sentido de tornar a cidade um dos principais pólos de logística do País”, afirma.
Sobre a AutoBAn: A AutoBAn é responsável, desde 1o de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhangüera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,75 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP 330 (Via Anhangüera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP 300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI 102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. A AutoBAn foi a quinta concessionária a integrar o Sistema CCR.
Sobre a CCR: A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) é a líder na administração de rodovias na América Latina, com um total de 1.452 quilômetros, o equivalente a 15% das rodovias concedidas no Brasil. Criada em 1998, controla seis concessionárias: Ponte Rio-Niterói, (RJ), NovaDutra (SP-RJ), Via
06/19/2006
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