Estradas: Sertãozinho forma nova turma do Projeto Vida



Foram beneficiados 216 alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental

O Projeto Vida, programa de Educação para o Trânsito da concessionária de rodovias Vianorte, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, formou uma nova turma de estudantes em Sertãozinho (SP), na macrorregião de Ribeirão Preto (SP). Foram beneficiados 216 alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola “Professor José Negri”. A formatura contou com a presença de Márcio Feres, presidente da Vianorte; Cláudia Figueiredo, ouvidora da concessionária; Eduardo Silva, 2º Tenente do Comando da Polícia Militar de Sertãozinho; Natanael Ferreira de Assis, instrutor do projeto; Inês Rangel, diretora da escola; e Maria Viana Viel, representando a Secretaria da Cultura do município.

Na solenidade houve apresentação de violino, leituras de redações, poemas e entrega dos certificados. “Foi tudo emocionante. Foi meu primeiro trabalho no Projeto Vida e valeu a pena cada minuto de aula com as crianças. É prazeroso ver trabalhos como esse feito pela Vianorte e pela Polícia Militar. Tenho certeza que essas crianças levarão um aprendizado útil para o futuro de um trânsito seguro”, disse o instrutor Assis.

O principal objetivo do programa é difundir noções e informações sobre segurança nos trânsitos urbano e rodoviário para crianças em idade escolar, de forma que elas se tornem multiplicadores de uma consciência mais humanizada no que se refere ao convívio de homens, carros, caminhões, motocicletas, bicicletas, etc., nas cidades e nas estradas. “Os objetivos da Vianorte e da Polícia Militar foram absolutamente alcançados com estas crianças. O trabalho que a PM faz para transmitir educação e exercício da cidadania é excepcional”, declarou o presidente da Vianorte.

Os alunos também perceberam a importância de participar do Projeto Vida e garantem que o ensino que obtiveram será levado por muito tempo. “Aprendemos a respeitar o trânsito. Hoje sei que carros nas ruas não são brinquedos. Eles são máquinas, e bicicleta também é um veículo”, contou João Lucas Montanari, 9 anos, estudante da 3ª série. Para Bruna Brunelli, de 9 anos, da 4ª série, tudo que foi aprendido será levado também para os que convivem com ela. “Tenho que fazer com que meus pais e meus irmãos saibam que o trânsito é coisa séria. Quero levar o que eu aprendi para todo mundo”, afirmou.

“Achei muito importante um exercício que eles fizeram com o soldado Assis. Eles tiveram que parar os carros que estavam trafegando na avenida por causa de irregularidades. Depois conversei com uma moradora da cidade e ela disse que o que a tocou foi o jeitinho deles pedirem para que ela colocasse o cinto se segurança. Esse é um aprendizado para o resto da vida”, declarou Inês Rangel, diretora da Escola “Professor José Negri”.

O Projeto Vida beneficia, anualmente, cerca de 11 mil alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental das cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho. Por meio deles, outras centenas de pessoas – entre familiares, professores, amigos e integrantes dos círculos de convivência – recebem informações sobre segurança no trânsito. Indiretamente, por meio da exposição na mídia, dele tomam conhecimento os formadores de opinião d

07/03/2006


Artigos Relacionados


Nossa Caixa forma nova turma de 26 jovens aprendizes

Transportes: Nova campanha de segurança nas estradas alerta para valorização da vida

Transportes: Nova campanha de segurança nas estradas alerta para valorização da vida

Transportes: Nova campanha de segurança nas estradas alerta para valorização da vida

Estradas: DER recupera vicinal entre Sertãozinho e Jardinópolis

Turma do Frente de Trabalho se forma em Juquitiba