Estudantes elogiam comemoração do Dia da Criança no Senado



Letícia de Souza Amorim, 7 anos, aluna do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02, de Planaltina, trouxe a tiracolo sua bolsa de cachorrinho para participar da comemoração do Dia da Criança no Senado. Ela ficou encantada com a reconstituição do antigo Plenário, cujos móveis foram trazidos do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro. Anderson da Cruz Souza, 11 anos, estudante do CEF Nossa Senhora de Fátima, também de Planaltina, já tinha ouvido falar no Senado e imaginava que era um local muito bonito. Sua impressão foi confirmada.

A visita às dependências do Senado e da Câmara dos Deputados não agradou apenas aos cerca de 270 alunos que participaram das atividades nos dois períodos desta sexta-feira (30). A professora Cheila Alves Dias, do CEF 02, opinou que conhecer o Congresso Nacional foi uma experiência única e inesquecível para aquelas crianças. Ela acrescentou que é importante desde cedo saber de onde vem o poder, onde são feitas as leis e quem as assina.

- O que eles aprenderam e conheceram hoje servirá para o resto de suas vidas. Nós, professores, vamos levar para a sala de aula, para o trabalho pedagógico, vários assuntos que foram abordados hoje. Com certeza os alunos terão muito interesse em prosseguir essa discussão, até porque eles fizeram comentários muito favoráveis durante a visita - afirmou professora da 1ª série.

"Tio Chico", o analista Francisco Gardesani, da Secretaria de Relações Públicas, ciceroneou turmas de alunos durante a manhã e à tarde. Ele explicou que trabalhar com crianças é bem diferente de acompanhar adultos na visitação ao Congresso. A linguagem tem que ser simplificada e os símbolos devem ser explorados. Porém, um requisito é fundamental no trabalho de guiar visitantes: gostar do que se faz.

Gardesani disse que as crianças que visitaram o Senado se tornarão multiplicadores do que viram; contarão aos familiares e aos amigos que não puderam participar das atividades desta sexta-feira. Ele acrescentou que esse tipo de evento aproxima a criança da instituição. O Senado deixa de ser um local distante e inatingível para fazer parte da realidade.

A comemoração do Dia da Criança faz parte do projeto Construindo um Jovem Cidadão, que já está em sua terceira edição. No primeiro ano, 2006, a programação foi destinada ao público interno. Os servidores do Senado foram convidados a trazer seus filhos para participar das atividades na instituição. Em 2008, funcionários do Senado visitaram instituições fiscalizadas pela Secretaria de Ação Social do Governo do Distrito Federal para doar alimentos, brinquedos, material de limpeza e de higiene pessoal.



30/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe estudantes em comemoração ao mês das crianças

Jornada de debates marca comemoração dos 10 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Estudantes participam do Dia da Criança Cidadã

Profissionais que trabalham com saúde mental elogiam especial da TV Senado

CINEASTAS REUNIDOS EM PORTO ALEGRE ELOGIAM SUBCOMISSÃO DO SENADO

CINEASTAS REUNIDOS EM PORTO ALEGRE ELOGIAM SUBCOMISSÃO DO SENADO