Estudantes embarcam para Portugal para estudar hotelaria e turismo



Os cinquenta estudantes de Turismo e Hotelaria contemplados com bolsas de estudo fora do País embarcaram nesta terça-feira (17) para Lisboa. A iniciativa foi projeto pioneiro na área, criado e desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o governo português.

O curso começa no próximo dia 19 de dezembro e vai até o dia 11 de fevereiro, com 226 horas de aula, incluindo teoria e prática. Além da aprendizagem de técnicas avançadas das diversas modalidades de administração hoteleira – com foco nas áreas de gerência, supervisão de hotéis e enogastronomia, entre outras – os bolsistas também estudarão inglês.

Em cerimônia de recepção aos estudantes, na Embaixada de Portugal em Brasília, na manhã de terça (17), eles receberam passaportes e vistos de viagem. Solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Pimenta Madeira Filho e da ministra conselheira da Embaixada de Portugal, Florbela Paraíba.

“Vocês são privilegiados, pois fazem parte desse novo momento que traz uma nova maneira de encarar o turismo no Brasil”, festejou o ministro Gastão Vieira durante a solenidade. Gastão afirmou que em janeiro de 2014 deve viajar a Portugal para acompanhar o aproveitamento do curso pelos alunos, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A ministra conselheira da Embaixada de Portugal, Florbela Paraíba, saudou os jovens e falou um pouco sobre a região onde o grupo vai estudar. “Vocês irão visitar Lisboa e Setúbal, que fica na margem sul do rio Tejo, onde ficam as praias da Arrábida e onde está a produção de vários vinhos premiados internacionalmente”, apresentou. O Brasil tem muito a aprender com Portugal: o país europeu recebe 13,9 milhões de turistas por ano, enquanto o Brasil recebe 5,67 milhões de estrangeiros.

Um dos estudantes selecionados é Leonardo Tobias, 20 anos, estudante da UniRio, que se forma em Turismo no fim de 2014. “Essa é uma chance de melhorar o currículo, ampliar o conhecimento e facilitar a inserção no mercado de trabalho. Estou ansioso, é uma oportunidade única e quero aproveita-la ao máximo”, comentou. Tobias mora em Duque de Caxias e, todos os dias, sai de casa às 5h30 para não perder o horário da aula. São duas horas de deslocamento, mas a dificuldade não impede a dedicação. Ele foi o único da família a ter a chance de se graduar. Quando voltar, o jovem planeja voltar para o estágio na Turisrio e trabalhar no receptivo da Copa do Mundo.

O representante da Capes, Lívio Amaral, afirmou que os jovens têm, a partir de hoje, uma dupla missão: além de estudar para fazer o turismo brasileiro melhor, eles devem atuar como “embaixadores do Brasil”. “Bebam das informações de Portugal, da cultura e da história daquele País”, recomendou.

Fonte:
Ministério do Turismo



18/12/2013 10:40


Artigos Relacionados


Brasileiros ganham bolsa para estudar hotelaria e turismo em Portugal

Estudantes brasileiros vão receber capacitação em turismo e hotelaria em Portugal

Portugal receberá 50 estudantes brasileiros para curso de hotelaria

Estudantes de licenciatura podem receber apoio para estudar em Portugal por um ano

Estudantes de turismo relatam experiências em Portugal

Estudantes de Etecs e Fatecs embarcam para os Estados Unidos