Estudantes já podem se inscrever para o concurso Construindo a Igualdade de Gênero



Estudantes de todo o país podem participar por meio de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos

Em sua 8ª edição, o Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” está com inscrições abertas. O objetivo é estimular a produção cientifica e a reflexão entre Mestres, estudantes de Doutorado, ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica.

Os temas do concurso fortalecem as iniciativas do governo em combater as desigualdades entre mulheres e homens assim como as abordagens em sexualidade, etnia, raça, geração e classe social. O concurso seleciona as melhores redações, artigos científicos e projetos pedagógicos. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e ONU Mulheres. 

Participantes

Para participar da categoria de Mestre ou Estudante de Doutorado, o candidato deve ter obtido o título de mestre ou estar cursando o doutorado em instituição reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao MEC. Nesses casos serão escolhidos os dois melhores artigos científicos

Entre os candidatos ao prêmio da categoria Graduação, poderão participar àqueles que estejam regularmente matriculados em cursos reconhecidos pelo MEC. Assim como a categoria anterior, serão selecionados os dois melhores artigos científicos.

Os estudantes de Ensino Médio devem estar cursando escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC, ou em escolas da Rede Federal de Educação de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Os ganhadores desta categoria ganharão Laptops e bolsa de iniciação cientifica.

Nas Categorias de Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado e Mestre e estudante de doutorado serão oferecidas quantias em dinheiro e Bolsa de Mestrado e Doutorado no país.

A Escola Promotora da Igualdade de Gênero é dirigida a escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC que tenham desenvolvido projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade de gênero, no ano anterior à edição do prêmio ou que estejam desenvolvendo o projeto no próprio ano da edição. Será premiada até uma escola por Unidade da Federação.

As inscrições são realizadas pelo site do CNPq pelo Link

Haverá duas etapas, a primeira corresponde a unidade da federação com a escolha da melhor redação de cada uma das 27 unidades. Já na etapa Nacional, serão escolhidas as três melhores. Na Categoria Escola Promotora de Igualdade de Gênero será oferecido R$ 10 mil para uma escola por Unidade da Federação.

As escolas premiadas e os professores e orientadores serão premiados com assinatura anual da revista Estudos Feministas e do Caderno Pagu.

Leia mais:

Bolsas e crédito estudantil

Disciplinas do ensino médio podem ser unificadas para facilitar aprendizagem

Escolas, centros e institutos federais

Fonte:

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

 

 

28/08/2012 15:33


Artigos Relacionados


Estudantes podem se inscrever no 7° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Últimos dias para estudantes e profissionais se inscreverem no 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Inscrições abertas para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Prorrogadas inscrições para prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Aberta as inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero