Estudo divulga zoneamento agrícola do abacaxi em Sergipe
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), zoneamento agrícola para o plantio da safra 2010/2011 do abacaxi em Sergipe, onde as condições são mais favoráveis à produtividade.
Originário do Brasil e típico de regiões tropicais e sub-tropicais, o abacaxizeiro produz melhor em locais com temperaturas mais altas (o ideal é em torno de 24ºC) e onde há chuvas constantes (entre 1.000 e 1.500 mm por ano). O fruto tolera situações extremas, como a temperatura mínima até 5ºC e precipitações anuais de 600 mm, condições que afetam diretamente o seu crescimento.
O estudo também orienta os períodos de plantio para a fruta. Em locais onde o terreno é mais seco e/ou irrigado, o cultivo deve ocorrer entre 1º de abril e 31 de julho. Em culturas exclusivamente irrigadas, o intervalo é entre 1º de janeiro 31 de dezembro.
O ciclo do cultivo do abacaxi varia conforme a região escolhida. No sul do País, a cultura tem um ciclo de 24 meses (do plantio a colheita), enquanto em regiões localizadas mais próximas à linha do Equador, esse período é reduzido para 18 meses.
Confira a portaria nº 89 publicada no DOU.
Fonte:
Ministério da Agricultura
24/03/2011 17:07
Artigos Relacionados
Ministério da Agricultura publica normas para zoneamento agrícola do abacaxi
Ministério divulga zoneamento agrícola da soja
Ministério da Agricultura divulga zoneamento agrícola para girassol
Agricultura divulga zoneamento agrícola para arroz de sequeiro
Agricultura divulga estudo sobre fronteira agrícola
Zoneamento agrícola orienta plantio de milho