Estudo registra cinco espécies de aves pela primeira vez no Brasil



A Amazônia cobre mais de seis milhões de quilômetros quadrados em nove países do norte da América do Sul. Segundo o biólogo Edson Guilherme da Silva autor da tese Avifauna do estado do Acre: composição, distribuição geográfica e conservação, a região abriga pelo menos 40 mil espécies de plantas, 427 de mamíferos, 1.294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios e mais de três mil espécies de peixes, que representam cerca de 10% da biodiversidade mundial. 


A pesquisa de Guilherme da Silva, que é professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (Ufac), preenche a lacuna de dados sobre a diversidade avifaunística acreana.

 

Quantas e quais são as espécies de aves do Acre, como essas espécies estão distribuídas dentro do estado, e qual o seu estágio de conservação foram as principais questões levantadas pela pesquisa. “Ao final dos trabalhos, 655 espécies foram confirmadas para o Acre [distribuídas em 73 famílias e 23 ordens], sendo que cinco destas foram registradas pela primeira vez em território brasileiro. São elas: flamingo-da-puna (Phoenicoparrus jamesi), o pica-pau-anão (Picumnus subtilis), o arapaçu-de-tschudi (Xiphorhynchus chunchotambo), o flautim-rufo (Cnipodectes superrufus) e o caneleiro (Pachyramphus xanthogenys)”, conta o autor. 

 

De acordo com a pesquisa o Acre é um dos estados mais bem protegidos do Brasil, com 47,8% do seu território coberto por floresta com 17 Unidades de Conservação (UCs) e 35 Terras Indígenas. A estimativa da população indígena, em todas as terras demarcadas, é de cerca de 10 mil pessoas, mas o conhecimento da biodiversidade dentro das terras indígenas do Acre ainda é bastante escasso.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia 


Saiba mais sobre a fauna brasileira no Portal Brasil.

 



24/08/2010 19:20


Artigos Relacionados


Brasil possui 819 espécies raras de peixes de água doce ameaçadas de extinção, revela estudo

Pesquisador capta mais de mil sons de diferentes espécies de aves em 35 anos

Estudo contabiliza mais de 1,4 mil espécies de árvores no Amazonas

ICMBio lança planos de ação para proteger cinco espécies ameaçadas

Estudo mostra que aves retornam para onde nasceram quando adultos

Agricultura: Estudo aponta crescimento para bovinos, leite, aves, ovos e suínos