Estudo será utilizado para ações de proteção de crianças em situações de risco
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o governo federal se uniram para elaborar levantamento sobre as ações relacionadas a redução de riscos de desastres e as condições de atendimento às crianças e aos adolescentes em situações de emergência.
A pesquisa "Desastres e Infância" é um dos passos para a elaboração do "Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastre", proposto pelo governo federal.
Até o dia 30 de abril, os coordenadores estaduais e municipais de Defesa Civil devem fornecer dados sobre as ações relacionadas à redução de riscos, além de informações sobre como é realizado o atendimento à população infanto-juvenil nas várias fases da gestão dos desastres: antes (prevenção e preparação), durante (resposta) e depois (reconstrução e recuperação).
A iniciativa tem como parceiros a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, além do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina e o Departamento de Saúde Comunitária, ambos da Universidade Federal do Ceará.
O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas – a qual o Brasil é signatário – determinam que meninos e meninas têm o direito de serem tratados como prioridade absoluta, seja qual for a situação.
Para participar da pesquisa "Desastres e Infância", os responsáveis pelas coordenações estaduais e municipais de Defesa Civil devem acessar ao site criado especialmente para o levantamento e realizar o login no canto direito e superior da página.
O login e senha para o acesso à pesquisa foram enviados por email a todos os responsáveis. Caso o colaborador não tenha recebido os dados, deve entrar em contato com os responsáveis pelo estudo para poder responder ao questionário.
Proteção Integral de Crianças e Adolescentes
- Brasil inicia diagnóstico de proteção à infância nos desastres naturais
- Unicef abre inscrições para produção de vídeos sobre deficiência
09/09/2013 15:22
Artigos Relacionados
Brasil apresenta na Colômbia proposta para proteção de crianças em situações de calamidade
Defesa Civil capacita gestores para situações de risco
IPT assina contrato com Casa Militar para atender situações de risco
Estradas: Encontro debate procedimentos para situações de risco de vida
Pronto para ser votado projeto que prevê aposentadoria especial para servidores públicos com deficiência ou em situações de risco
Curso em forma de game para alunos da rede pública ensina como agir em situações de risco ambiental