Estudo vai revelar áreas com grande potencial irrigável
O Ministério da Integração Nacional está mapeando as áreas com potencial irrigável no País. Segundo o órgão, cerca de 30 milhões de hectares de terras possuem grande potencial para plantio. Essa será a área mapeada pelo estudo "Tendências e Oportunidades da Agricultura Irrigada no Brasil" para compor o Plano Diretor Nacional de Irrigação. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Irrigação (Senir). A previsão é de que Ceará, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco sejam os próximos estados a receberem a visita dos técnicos do estudo.
"Um dos ganhos dessa estratégia é fazer o acerto com a sociedade. Agora, quem define a política do governo federal é a população", afirmou o secretário da Senir, Miguel Ivan. De acordo com ele, o Plano busca apontar indicadores, metas e prioridades para a agricultura irrigada.
O secretário explicou ainda que o Plano é uma das principais ferramentas para a implantação da nova Política Nacional de Irrigação, aprovada no começo deste ano pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. "A nova lei de irrigação trata essa perspectiva de que irrigação não é só para um tipo de pessoa", ressaltou.
Com a conclusão do levantamento, o governo federal terá em mãos uma avaliação mais precisa do uso, do potencial e da perspectiva da agricultura irrigada no País. "A ideia é aplicar a irrigação como um instrumento de inclusão de pessoas. Usá-la de forma eficiente, inovadora e respeitando o meio ambiente", disse Miguel Ivan.
Dados
De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, todas as regiões do País apresentam potencial para o uso da agricultura irrigada. O Norte, por exemplo, possui 14,6 milhões de hectares em condições para desenvolver atividades agropecuárias com a utilização de técnicas de irrigação. Já no Centro-Oeste, são 4,9 milhões de hectares disponíveis. Nas demais regiões, esse número se apresenta da seguinte maneira: 4,5 milhões - Sul; 4,2 milhões - Sudeste; e 1,3 milhão - Nordeste.
O emprego da técnica já tem revelado excelentes resultados pelo Brasil. Em estados como Bahia e Pernambuco, a fruticultura irrigada já permite o desenvolvimento de polos regionais de produção e exportação. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a irrigação adquire especial importância nas lavouras de arroz.
Programa Mais Irrigação
Lançado em novembro de 2012, o Programa Mais Irrigação tem a proposta de incluir o pequeno e o médio agricultor na cadeia produtiva, garantindo mercado, assistência técnica e preço justo, com investimentos de R$ 3 bilhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e outros R$ 7 bilhões vindos da iniciativa privada.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
24/08/2013 20:49
Artigos Relacionados
Pesquisa da UnB ajuda a identificar áreas com potencial petrolífero na camada pré-sal
Estudo revela potencial brasileiro para tecnologias assistivas
Grande mercado potencial interno
Potencial econômico das áreas protegidas brasileiras é tema de evento oficial do Brasil na COP 10
Estudo vai identificar trechos de rios com potencial para turismo náutico no País
Brasil tem grande potencial para ampliar reciclagem de resíduos até 2014