Etanol sobe e inflação fica em 0,48% na cidade de São Paulo



A inflação na capital paulista voltou a subir no início deste mês, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado nesta segunda-feira (11) pela entidade, registrou variação de 0,48% na primeira prévia de abril. Isso é 0,13 ponto percentual a mais do que a inflação verificada em março (0,35%). 

Esse aumento interrompe a tendência de queda da inflação apontada pelo IPC desde o fim de janeiro. Naquele mês, a inflação em São Paulo fechou em 1,15%. De lá pra cá, o ritmo de alta de preço diminuiu até o final de março. 

O aumento nas despesas de transporte, porém, pressionou a inflação novamente para cima em abril. Os itens do grupo subiram 1,40% na primeira prévia do mês e contribuíram com quase metade do índice geral de aumento de preços das últimas quatro semanas. 

Dentre os itens que compõem o grupo, o etanol foi o que mais subiu. A alta foi de 16,67%. 

Alimentação (0,52%) e habitação (0,28%) também subiram e colaboraram para a alta da inflação. Despesas pessoais (0,14%), saúde (0,51%) e educação (0,12%) também aumentaram, mas tiveram menos peso no resultado final da primeira prévia da inflação em abril. 

O único grupo de despesas que registrou queda nos preços foi vestuário, com redução de 0,29%. 

 

Fonte:
Agência Brasil

 

11/04/2011 15:10


Artigos Relacionados


Inflação na cidade de São Paulo fica em 0,64% na primeira prévia do mês

Inflação em São Paulo fica estável no início de abril

Inflação fica estável em São Paulo, indica Fipe

Alimentos, educação e transportes pressionam a inflação na cidade de São Paulo

Inflação na cidade de São Paulo tem menor taxa desde junho de 2011

Inflação do aluguel sobe 0,85% em junho