Etecs oferecem mais de 56 mil vagas em 2009
Candidatos podem se inscrever até as 14 horas do dia 17
As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009 podem ser feitas até as 14 horas do dia 17. O exame acontece em 16 de novembro. O próximo vestibulinho vai oferecer 16.043 vagas para o Ensino Médio, o que representa um aumento de 20,73% em relação ao mesmo período do ano anterior (13.288).
Para o Ensino Técnico, houve aumento de 4.325 vagas em relação ao 1º semestre de 2008, totalizando 40.032 vagas, distribuídas em 72 cursos. Desse total de cursos técnicos, quatro são inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário (em São Paulo, na Etec Carlos de Campos), Produção de Cana-de-Açúcar (nas Etecs de Andradina, de Jales, Paraguaçu Paulista e Penápolis) e Serviços Imobiliários (em Praia Grande).
Entre o Médio e o Técnico serão oferecidas 56.075 vagas. Desse total, 1.690 vagas foram aprovadas pelo Centro Paula Souza após o fechamento do Manual do Candidato e, portanto, não constam da publicação.
Participam deste processo seletivo 150 Etecs e três classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas da região, sob a administração de uma Etec).
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.
O Manual do Candidato custa R$ 5 (deve ser pago em dinheiro) e pode ser comprado em qualquer Etec. Ele traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. O atendimento funciona das 13 às 21 horas – com exceção do sábado, domingo e feriado -- , na secretaria da escola onde o candidato pretende estudar. É possível também fazer a inscrição pela internet, acessando o site www.vestibulinhoetec.com.br.
O prazo se estende até o dia 29 de outubro para inscrição de curso técnico da área de Agropecuária (como Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócios, Agropecuária, Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, Cafeicultura e Florestas). O processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário e os procedimentos serão diferenciados.
Para efetivar a inscrição, o candidato deve levar a ficha de inscrição preenchida sem rasura, com o comprovante do pagamento da taxa de R$ 20, já pago em qualquer agência bancária.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.
Do Centro Paula Souza
10/13/2008
Artigos Relacionados
Etecs oferecem mais 500 vagas no vestibular 2008
Fatecs oferecem mais de 7.700 vagas para 2009
Fatecs oferecem mais de 7.700 vagas para 2009
PATs oferecem mais de 27 mil vagas
PATs oferecem mais de 30 mil vagas de emprego
Concursos oferecem mais de 700 vagas em todo o país