EUA apoiam parcialmente pleito brasileiro de ser membro permanente do Conselho de Segurança



O Brasil agora pode contar com o apoio parcial dos Estados Unidos no desejo de ser integrante permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).  A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse, nesta segunda-feira (16), que o país defende a ampliação do órgão e, se houver consenso entre os demais membros permanentes, o Brasil pode vir a fazer parte da entidade. Ela destacou, no entanto, a necessidade de consenso para implementar a medida.

“Não podemos imaginar um Conselho de Segurança no futuro que não inclua um país como o Brasil, com todo o progresso que tem desenvolvido. Os Estados Unidos admiram, sem dúvidas, o papel de liderança que o Brasil desempenha e compreende a vontade de ter um assento permanente”, disse a secretária.

Hillary condicionou um eventual apoio dos Estados Unidos ao consenso entre os cinco países com assento permanente no Conselho de Segurança da organização. “Acreditamos que o Conselho de Segurança terá sua formação atualizada ao século 21, para que reflita o mundo que existe hoje, não o mundo que existia quando ele foi formado”, disse ela.

A estrutura atual do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi formada do final da 2ª Guerra Mundial. Cinco países ocupam vagas permanentes no órgão, são eles: os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra. Há, ainda, dez vagas rotativas, ocupadas por outros países por um período de dois anos.

Para as autoridades brasileiras, o ideal é aumentar o número de cadeiras de 15 para 25, entre as quais o Brasil se coloca como candidato a titular. O assunto é tema recorrente nas reuniões da presidenta Dilma Rousseff e do ministro das Relações Exteriores, com autoridades estrangeiras.

 

Fonte:
Agência Brasil



17/04/2012 11:55


Artigos Relacionados


França apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU

Papaléo quer Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU

Sarney a Ban Ki-moon: Brasil se julga credenciado a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU

Brasil encerra sua participação como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Venezuela defende vaga permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Lara é membro permanente do Parlasul