Euclydes Mello propõe abatimento de IPTU, IPVA e ISS no Imposto de Renda



O senador Euclydes Mello (PRB-AL) voltou a propor nesta quinta-feira (6) que os contribuintes possam abater na declaração anual do Imposto de Renda os valores pagos a título de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), como uma forma de se ressarcirem do que chamou de "bitributação".

A idéia do abatimento havia sido apresentada pelo senador em 29 de novembro, por meio do Projeto de Lei do Senado 681/07, que acrescenta dispositivo à Lei nº 9.250/1995, com o intuito de autorizar a dedução da base de cálculo do imposto de renda das despesas do contribuinte pessoa física com impostos estaduais e municipais. De acordo com o parlamentar, a proposta deve ser entendidano contexto do debate que se trava em torno da necessidade de uma reforma tributária.

- Acredito até que se aqui já estivéssemos debatendo e votando uma verdadeira e consistente reforma nos campos tributário e fiscal, amparada por um largo consenso entre governo e sociedade, talvez não tivéssemos a necessidade de procurar amenizar a situação do contribuinte com propostas isoladas e específicas - disse o parlamentar.

Em defesa de seu projeto, Euclydes Mello citou o artigo 154, inciso I, da Constituição, que estabelece que a União poderá criar novos impostos, desde que tenham fato gerador e base de cálculo distintos dos já existentes. No entanto, segundo o senador, em muitos pontos a legislação infraconstitucional não teria sido tão ciosa dos limites impostos pela Constituição. Ao tributar os rendimentos que, ao longo do ano-calendário, são usados para o pagamento de outros impostos, a legislação do imposto de renda das pessoas físicas iria além de sua competência tributária, alcançando parcela do patrimônio do contribuinte já reservado a outros impostos.

- Trata-se de procedimento economicamente iníquo: obriga-se o contribuinte a pagar impostos que incidem sobre propriedade de seus bens, com o dinheiro que já sofreu incidência do imposto de renda - argumentou Euclydes Mello, que teve seu discurso elogiado pelo líder do PRB, Marcelo Crivella (RJ).



06/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Euclydes Mello propõe abatimento De IPTU, IPVA e ISS no Imposto de Renda

Euclydes Mello propõe transferência temporária da capital federal

Euclydes Mello propõe transferência temporária da capital federal

Abatimento de aluguel em Imposto de Renda está na pauta da CCJ

Projeto permite abatimento de gasto com cuidador de idosos no Imposto de Renda

Euclydes Mello homenageia Arnon de Mello