Eunício Oliveira destaca produção legislativa do primeiro semestre
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), ao analisar a atividade do Congresso Nacional no primeiro semestre, afirmou que houve "muito trabalho", com resultados diretos para a população. Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (8), parlamentar disse que o Congresso "está atento à voz das ruas", pois muitas das decisões do Senado e da Câmara atendem às manifestações populares recentes, que mostraram “o vigor do povo e da democracia participativa”.
Eunício destacou algumas matérias que foram aprovadas no primeiro semestre, como as novas regras para distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), a exigência de ficha limpa para servidores públicos, a classificação da corrupção como crime hediondo e a destinação dos royalties do petróleo para educação e saúde. O senador também lembrou que o Congresso está debatendo medidas para reduzir o custo do transporte coletivo urbano.
- Em todos os momentos decisivos, o meu PMDB compareceu ao lado dos interesses de todas as regiões desse imenso Brasil – declarou.
Ceará
Eunício também elencou medidas que beneficiam seu estado, o Ceará. Ele apontou a aprovação do Fundo de Apoio à Cajucultura (Funcaju), matéria da qual foi relator, e o regime de urgência para autorização de operação de crédito para os pólos regionais no estado. O senador também destacou a aprovação de empréstimos de R$ 240 milhões para o desenvolvimento social e turístico de 12 cidades do litoral cearense.
Eunício também relatou que esteve no Ministério da Educação, pleiteando autorização para a criação de cursos superiores em cidades estado, e no Ministério da Pesca, buscando incentivos a projetos de piscicultura.
Para o senador, no entanto, sua maior realização foi a aprovação da MP da Seca (610/2013), que vai beneficiar 500 mil produtores rurais. Eunício, que foi relator da MP, disse que o texto original beneficiaria apenas os agricultores que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele acrescentou que sua atuação como relator ampliou o alcance da medida.
- É com a energia renovada por tantos progressos que a população do Ceará, do Nordeste e do Brasil anseia que me associo ao esforço de todos para enfrentar e vencer os desafios que nos aguardam neste segundo semestre – declarou.
Taxistas
O senador também relatou sua participação, nesta quinta-feira, em uma reunião no Palácio do Planalto em que foi feito um entendimento para incorporar na MP 615/2013 medidas em favor dos taxistas, como a transferência da licença de pai para filho. Ele elogiou a presidente Dilma Rousseff, pela sensibilidade para encontrar uma solução jurídica para a demanda.
- Os taxistas do Brasil inteiro podem comemorar – concluiu.
08/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eunício Oliveira comemora produção da CCJ no primeiro semestre
Eunício Oliveira destaca participação da AMB nas reformas de códigos
Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte
Eunício Oliveira destaca importância de investimentos no combate à seca no Nordeste
Eunício Oliveira destaca que Ceará prevê obras e investimentos da ordem de R$ 5 bilhões em 2012
Atividade legislativa do primeiro semestre supera expectativas