Evento discute cadeia do cacau brasileiro



As políticas para o setor cacaueiro serão debatidas de 12 a 16 de setembro, em Brasília, durante a 74ª Assembleia Geral e reunião do Conselho de Ministros da Aliança dos Países Produtores de Cacau. Os participantes do encontro também vão avaliar a atuação da entidade no ano agrícola 2010/2011. No evento, haverá ainda a eleição do secretário-geral da Copal para os próximos cinco anos.

A necessidade de padronização da qualidade do cacau dos países membros da Aliança será discutida no “Workshop sobre Certificação”. Também deverão ser definidas as regras de padronização para a exportação e produção de cacau.

A proposta sobre a padronização da exportação de produtos derivados do cacau foi apresentada pela Malásia e deverá ser avaliada considerando algumas condições. Entre elas, a viabilidade de implantação em países que não possuem capacidade de processamento e de transformação da produção em derivados, como manteiga, torta e pó de cacau.

Segundo Jay Wallace, diretor da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os candidatos ao cargo de secretario- geral da Copal estão representados pela Costa do Marfim, Gana e Malásia.

A Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal) é uma organização intergovernamental, instituída em janeiro de 1962, por representantes dos governos de cinco países produtores. Eram eles: Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.


Fonte:
Ministério da Agricultura



06/09/2011 20:24


Artigos Relacionados


Evento: Seminário discute intolerância e racismo no futebol brasileiro

CRA discute crise do Cacau no Pará e no Espírito Santo

Câmara Setorial discute plano de controle da praga do cacau

Ministério da Agricultura vai investir em estratégias para reforçar cacau brasileiro no mercado externo

Secretário da Agricultura abre evento sobre a cadeia produtiva da pecuária de corte

Secretaria de Agricultura discute cadeia do etanol e zoneamento