Evento discute cooperação entre Brasil e Japão



Foi realizado no último dia 14, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, O Dia do Japão na UnB. O evento contou com a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a presença do coordenador geral de Programas da Diretoria de Relações Internacionais, Luis Filipe Grochocki, que apresentou o programa Ciência sem Fronteiras. 

Durante sua palestra, o coordenador da Capes citou alguns exemplos de bolsistas que foram estudar no Japão pelo programa. Cainã Ramos, Rafael Magalhães, Petrônio Mesquita e Vinícius Fernandes Felix, do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco, realizaram estágio no Setor de Design de Navios do principal estaleiro da Mitsubishi Heavy Industries. Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas em laboratórios da TODAI, nas áreas de Gestão de Sistemas de Inovação e Materiais, com ênfase em aplicações à engenharia naval.

Os bolsistas também participaram do projeto de Floatin Production Storage and Offloading da empresa japonesa Mitsui Ocean Development & Engineering Co., Ltd (MODEC), que atua no Brasil. 

Desde o início do programa Ciência sem Fronteiras, foram concedidas 59.769 bolsas nas diversas modalidades e países. Dessas, 39.191 bolsas já foram implementadas e, até o mês de outubro, 84 bolsas foram destinadas para o Japão. Além disso, até o dia 29 de novembro, estão abertas 22 chamadas públicas para a modalidade de graduação do CsF, entre elas está a Chamada nº 165/2013, com destino para o Japão.

Evento

Durante o evento, estudantes interessados em estudar no Japão tiveram a oportunidade de conhecer universidades japonesas e diversos projetos do país asiático. Foi realizada uma série de palestras organizadas pela Japan Student Services Organization (JASSO) sobre estudos no Japão. Também estiveram disponíveis para visita estandes de universidades japonesas com informações específicas sobre as condições de estudo naquele país. Neste mesmo espaço a Capes também levou informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras.

CsF

O Ciência sem Fronteiras é um programa que promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes. 

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Fonte:  



19/11/2013 16:42


Artigos Relacionados


Simpósio discute relações entre Brasil e Japão

Seminário discute cooperação na área criminal entre Brasil e Bolívia

Brasil e Japão ampliam cooperação em tecnologia de informação e comunicações

Inscrição de projetos no edital de cooperação Brasil-Japão em biomassa termina no dia 22

Brasil e Japão terão cooperação em desastres naturais e modernização de empresas

Unasul discute na Guiana cooperação técnica entre países sul-americanos