Evento: Instituto de Zootecnica realiza Congresso Brasileiro de Biometeorologia



Simpósio foi encerrado no último dia 11, em Ribeirão Preto

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu, de 9 a 11 de abril de 2006, o IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia com a finalidade de trazer à sociedade brasileira novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, ao reduzir a poluição ambiental, melhorando a produtividade agropecuária e gerarando novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda. O evento foi no Espaço Cultural do Campus da USP (antiga Capela), em Ribeirão Preto/SP.

 A Biometeorologia é uma ciência que visa especificamente estudar os efeitos dos fatores atmosféricos sobre os organismos vivos, sendo um dos ramos da Ecologia e da Climatologia. Em termos gerais, ocupa-se dos efeitos do estresse climático e das estratégias de modificação ambiental, com o intuito de minimizar o efeito do ambiente climático sobre os seres vivos e melhorar o seu desempenho orgânico.

Em relação ao ser humano, a Biometeorologia ocupa-se dos efeitos diretos e indiretos das variações atmosféricas e climáticas sobre a saúde, com destaque para as áreas da pneumologia, da alergologia, da otorrinolaringologia, da cardiologia, da neurologia e da endocrinologia, entre outras. Também envolve estudos a respeito dos impactos decorrentes da atividade humana sobre a atmosfera e o meio ambiente natural, além de ocupar-se do conforto térmico humano no que diz respeito ao planejamento arquitetônico e urbanístico.

A relação da Biometeorologia com a produção animal está diretamente associada à interação entre animais e ambiente, envolvendo a influência dos efeitos meteorológicos e climáticos sobre a produção e o comportamento animal. Estas interações assumem uma importância fundamental, quando se consideram as relações entre o bem estar animal e a segurança alimentar juntamente com as relações interdisciplinares entre o meio e o setor produtivo.

  Quanto à área vegetal, o desenvolvimento de novas tecnologias é imprescindível para possibilitar a redução dos impactos negativos das mudanças climáticas e das adversidades meteorológicas sobre os vegetais em geral. Neste contexto, a Biometeorologia vem ganhando uma cresce

04/24/2006


Artigos Relacionados


Agricultura: Instituto de Zootecnia promove 4º congresso Brasileiro de Biometeorologia

Agricultura: Instituto de Zootecnia promove 4º congresso Brasileiro de Biometeorologia

Instituto de Zootecnica faz estudos para melhorar dieta de suínos

Instituto de Zootécnica discute programa única de ovinicultura para SP

Instituto Butantan realiza evento sobre divulgação científica

Evento: Instituto de Zootecnia realiza leilão de reprodutores em Sertãozinho