Evento internacional debate conteúdos digitais criativos



O secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações, James Görgen, participou da 9ª Cúpula Mundial de Internet e Multimídia, realizada em Chonching, na China.

Em sua apresentação, realizada na última quinta-feira, o representante do Ministério das Comunicações detalhou as ações do governo brasileiro para desenvolver e consolidar a indústria criativa local, com foco na inclusão econômica e social da população e das empresas.

Segundo Görgen, o Brasil deseja oferecer conteúdo digital inovador para o mundo. “Além da expressão de um povo, a produção de conteúdos digitais criativos de um país é a parte visível de um complexo sistema econômico, que envolve diversos aspectos comerciais, tecnológicos e culturais”, ressaltou.

Entre as medidas, o palestrante destacou a iniciativa inovadora do Ministério das Comunicações de estimular o desenvolvimento de arranjos produtivos locais formados por centros de produção e pós-produção de conteúdos digitais, tais como aplicativos para smartphones e TV digital.

Os primeiros dois centros estão sendo instalados em parques tecnológicos regionais nos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul, mas a intenção do governo é, em breve, beneficiar outras localidades.

Outra iniciativa mencionada foi o Pronatec Telecom, que oferece cursos de capacitação em áreas de instalação, manutenção e reparos na infraestrutura de telecomunicações.

O programa, que prevê investimentos de R$ 26 milhões, foi lançado em maio deste ano por meio de acordo de cooperação técnica entre o Ministério das Comunicações e a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).

Com isso, o setor de telecomunicações passou a apoiar ações de qualificação profissional desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o Pronatec, do Ministério da Educação, que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações também lembrou ações coordenadas por outros órgãos do Governo Federal, como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). Coordenado pela Ancine. O programa deverá contar, até 2015, com um plano de desenvolvimento e apoio à indústria audiovisual.

O encontro, organizado pela Federação Internacional das Associações Multimídia (FIAM), será encerrado nesta sexta-feira (1).

Fonte:
Ministério das Comunicações 



01/11/2013 12:14


Artigos Relacionados


Portal do Professor já armazena mais de 16 mil conteúdos digitais

Grupo de trabalho sobre conteúdos digitais se reúne no Rio de Janeiro

Evento internacional na Embrapa debate segurança alimentar

Brasil debate desafios na gestão das águas em evento internacional

Interlegis sedia evento sobre o ‘Plone’, sistema gerenciador de conteúdos

Evento reunirá especialistas em mídias digitais no Senado