Evento relembra última batalha no Quilombo dos Palmares



Para relembrar a última batalha realizada no Quilombo dos Palmares, ocorrida em 6 de fevereiro de 1694, a Fundação Cultural Palmares – MinC realiza, por meio de sua Representação Regional em Alagoas, a terceira edição do projeto "De volta a Angola Janga". O evento, que reunirá os descendentes de quilombolas que sobreviveram ao combate, acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sítio do Recanto, localizado na subida da Serra da Barriga, em União dos Palmares – AL.

De acordo com Maria José da Silva, representante da FCP-MinC no estado, o evento é uma reverência às origens, tanto africanas, quanto do Quilombo dos Palmares. “Mais do que uma homenagem, nós queremos resgatar a memória desses homens e mulheres que lutaram pela liberdade dos milhares de negros e negras que foram escravizados no Brasil”, afirma.

História

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século, tornando-se o maior centro de resistência negra no colonialismo. A nação erguida por africanos de diferentes etnias no Brasil foi batizada por eles de Angola Janga, que significa “pequena Angola”. Foi neste lugar que negros, indígenas se refugiaram por décadas até sua derrubada pelo comandante Domingos Jorge Velho, contratado pelo então governador de Pernambuco para destruir os quilombos da região.

Confira a programação.

Fonte:

Fundação Cultural Palmares



29/01/2014 16:01


Artigos Relacionados


Palmares promove o Seminário Quilombo Vivo

Parque Memorial Quilombo dos Palmares será reformado

Senado relembra a Batalha do Jenipapo

Evento: Espetáculo cultural marca última Rua do Choro deste ano

Evento: Espetáculo cultural marca última Rua do Choro deste ano

Evento: Espetáculo cultural marca última Rua do Choro deste ano