Evento reúne estudantes de licenciatura em Uberaba
Teve início na tarde da terça-feira (4), no Campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG), o 4º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e o 3º Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Na abertura, a diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, falou sobre a importância do Pibid, que foi o primeiro programa de formação de professores da educação básica a ser criado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, apesar de a instituição ter sido criada também com este foco, em 1951, pelo educador Anísio Teixeira. "Criado em 2007, ano no qual a Capes passou a ter, por lei, a missão de trabalhar a formação de professores da educação básica, o Pibid só foi de fato retirado do papel em 2009. Naquele ano, foram concedidas 3.088 bolsas e participaram 43 instituições de ensino superior. Hoje, temos aprovados no Pibid 85 mil bolsas e contamos com a participação de 285 instituições. Temos sim, agora, a chance de mudar a formação dos professores", afirmou.
Carmem Neves falou que o cenário da sociedade atual exige que os docentes sejam formados com elevado grau de complexidade, com boa formação inicial e possibilidades de formação continuada. A diretora, citando palavras de Paulo Freire, falou sobre o que é ser professor. "Ser professor exige segurança e generosidade; exige liberdade e autoridade, não pela imposição, mas pelo respeito; exige ética e estética; exige também esperança, acreditar que a mudança e possível. Não desanimem, por exemplo, com o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012 divulgado esta semana, pois a realidade está aqui para ser modificada e vocês são os agentes dessa mudança", concluiu a professora.
O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, Helder Eterno da Silveira, falou sobre o importante papel dos supervisores do Pibid, que são professores de escolas públicas participantes do programa. "Vocês são os protagonistas na formação de professores. A universidade não dá conta, a formação tem que passar pelas redes estaduais e municipais de educação, que conduzem o programa. Hoje vocês nos ajudam a salvar as licenciaturas no Brasil, pela qualidade das ações que têm desenvolvido nas escolas brasileiras."
Para o Silveira, o mais importante legado que o Pibid já está deixando nas universidades é o de que a formação de professores não pode ser relegada à segunda, terceira, quarta prioridade. "Que este evento coloque em evidência não apenas o Pibid, mas as diversas políticas de formação de professores existentes, para que elas se articulem em direção ao reconhecimento e crescimento que queremos", disse.
Enalic
Emocionada, a professora Marinalva Vieira Barbosa, presidente da comissão organizadora do evento, disse que a não produção do professor é sempre faladas nas universidades, mas que o evento foi programado para que a os professores que estão produzindo possam mostrar seus projetos de objetos educacionais. "O evento do Pibid não pode seguir o formato tradicional de eventos acadêmicos. Precisamos mostrar tudo que está sendo produzido no âmbito do programa. A professora falou sobre a Carta de Uberaba, documento que será feito com proposições ao final do evento e que será entregue a órgãos governamentais que trabalham na formação de professores, como a Capes, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Já o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Junior, ressaltou o fato de que o Pibid permitiu que a política de formação dos docentes da educação básica saísse do papel. "Mais do que estádios, portos e aeroportos, o que marca um país como desenvolvido é a estrutura educacional de seu pessoal. Temos um compromisso na UFTM, que é o de criar um espaço próprio para abrigar as licenciaturas", disse o professor se referido à Casa do Pibid, em criação pela universidade.
Com o tema "A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade", o 4º Enalic tem o objetivo de promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade. O evento que este ano conta com mais de 4,5 mil inscritos, segue com extensa programação até sexta-feira, 6. Acesse o site do 4º Enalic e 3º Seminário Nacional do Pibid.
Pibid
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciados. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
04/12/2013 18:17
Artigos Relacionados
Programa que leva estudantes de licenciatura para França tem inscrições prorrogadas
Estudantes de licenciatura podem receber apoio para estudar em Portugal por um ano
USP: Estudantes e empresas se encontram em evento da FEA
Segundo edição do evento contará com 4,5 mil educadores e estudantes
Comitê organizador do evento se reúne em Brasília
Evento no Memorial reúne os melhores da dança