Expectativa do consumidor cai pela quinta vez consecutiva, diz CNI



O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) voltou a registrar queda em março, atingindo 114,5 pontos. O número caiu 0,6 ponto percentual em relação ao índice de fevereiro, de 115,1 pontos. Quando comparado a março de 2010, a queda foi de 1,3 ponto. O recuo é o quinto consecutivo na comparação mensal.

Entre os componentes avaliados na pesquisa, o que mostrou piora significativa foi a expectativa com relação ao emprego. O índice caiu 3,3% em relação a fevereiro. O recuo revela a preocupação crescente com o aumento dos níveis de desemprego. Mesmo assim, o índice de março ainda é 3,3% maior do que o registrado em março do ano passado.

Os números que tratam da situação financeira, do endividamento e das compras de maior valor também recuaram na comparação com fevereiro. A redução indica piora da situação financeira do brasileiro, aumento do grau de endividamento e expectativa menos otimista quanto às compras de bens mais caros, como imóveis e bens duráveis. Na comparação com março de 2010, os três índices também recuaram, sobretudo o relativo à situação financeira. No entanto, permanecem acima das respectivas médias históricas.

Com relação à inflação, os consumidores estão mais otimistas. O indicador apontou melhora na comparação mensal de 1,5%. Já ante o mesmo mês do ano passado, o índice ficou 3,7% mais baixo. A pesquisa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre os dias 20 e 23 de março, com 2.002 pessoas em todo País.


Fonte:
Agência Brasil



04/04/2011 18:46


Artigos Relacionados


Índice de Confiança da Indústria cai pela quinta vez consecutiva, diz FGV

Preços agrícolas caem pela quinta vez consecutiva em São Paulo

Estimativa para crescimento do PIB aumenta pela quinta semana consecutiva

Mercado reduz pela quinta semana consecutiva estimativa de crescimento do PIB este ano

Mercado reduz pela quinta semana consecutiva estimativa de inflação oficial em 2012

Analistas elevam pela quinta semana consecutiva projeção para inflação oficial em 2011