Exportações brasileiras foram as que mais cresceram segundo estudo da OMC



Estudo divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) mostra que, entre as principais economias do mundo, o Brasil teve o maior crescimento das exportações. Levando em consideração o terceiro trimestre (julho a setembro) de 2010, as vendas brasileiras ao mercado externo cresceram 33% na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto a média mundial ficou em 18%.

A expansão brasileira superou até mesmo o crescimento das exportações chinesas, que ficou em 32%. Na sequência, os países que aparecem no estudo da OMC são Japão (28%), Estados Unidos (20%), Índia (20%) e Rússia (18%). Entre as regiões, a Ásia apresentou maior crescimento (29%), acompanhada das Américas do Sul e Central (22%), da África e Oriente Médio (22%) e da América do Norte (21%). 

Na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo trimestre deste ano, as exportações brasileiras também foram as que mais cresceram (12%), novamente seguidas pelas vendas chinesas (11%), enquanto, no mundo, a taxa de crescimento foi de 3% no período. 

Nas importações, o Brasil também teve a maior expansão na comparação entre o terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado (49%) e na comparação do terceiro trimestre com o segundo trimestre de 2010 (18%). No mundo, estes índices foram de 18% e 4%, respectivamente.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



02/12/2010 16:07


Artigos Relacionados


Exportações do Centro-Oeste foram as que mais cresceram no quadrimestre, segundo Ministério do Desenvolvimento

Exportações nordestinas foram as que mais cresceram em janeiro

Famílias brasileiras pretendem viajar mais nos próximos meses, segundo estudo

No governo Lula, importações cresceram mais que exportações

Exportações brasileiras registram segundo melhor resultado

Exportações brasileiras se recuperam e sobem mais de 20% em fevereiro