Exportações de couro registraram US$ 290,6 milhões até fevereiro
As exportações brasileiras de couros e peles contabilizaram vendas de US$ 290,6 milhões no primeiro bimestre, o que representa uma redução de 4% em comparação a 2011. Os embarques totalizaram 53,86 mil toneladas, volume 8% aquém do registrado no período anterior.
Já a receita obtida no mês de fevereiro foi de US$ 151 milhões, 8% superior a janeiro, mas 7% inferior ante o mesmo mês do ano passado. O cálculo é do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base no balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
“Como previmos, as exportações deste início do ano apresentaram desempenho decrescente, levando-se em conta a diminuição dos negócios no final de 2011, fruto da crise europeia”, diz o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, ao analisar o resultado do acumulado deste ano.
Para manter a participação brasileira no mercado internacional, a estratégia da indústria consiste em manter e conquistar novos mercados para os produtos acabados, de maior valor agregado. Esta é uma linha de ação que está demonstrando bons resultados, conforme se depreende do perfil dos produtos exportados neste início de ano: os produtos acabados e semi-acabados responderam por 70% da receita e por 57% do volume embarcado nos dois primeiros meses do ano.
Segundo Goerlich, o desempenho do setor ainda é bastante prejudicado pelos componentes do chamado Custo Brasil: alta carga tributária, elevadas taxas de juros, a falta de linhas de crédito para capital de giro e as graves deficiências do sistema de infra-estrutura. “A redução da taxa de juros praticada nos últimos meses é uma medida bem-vinda, mas muito acanhada, se considerarmos os demais obstáculos enfrentados pela indústria exportadora”.
Não fossem tais dificuldades, o setor poderia prestar uma contribuição ainda maior para a economia brasileira, lembra Goerlich, destacando que os embarques de couro representaram nada menos do que 6,86% do saldo registrado pela balança comercial brasileira em 2011.
O presidente do CICB destaca as ações que a entidade vem promovendo para consolidar a boa imagem do couro brasileiro no mercado internacional, a exemplo da realização do I Congresso Mundial do Couro, em novembro passado, no Rio de Janeiro, e a condução do programa Brazilian Leather, conduzido em parceria da entidade com a Apex-Brasil, agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Principais destinos
No acumulado do ano, os principais destinos do produto nacional foram a China e Hong Kong, com US$ 100,6 milhões, 34,6% de participação e aumento de 6% ante 2011; Itália (US$ 52,7 milhões, 18,1% e participação e queda de 22%); e Estados Unidos, US$ 37,4 milhões, (13% de participação e elevação de 3%).
Neste período, Hungria (US$ 13,8 milhões, 4,8% e 347% de aumento), Tailândia (US$ 7,2 milhões, 2,5% e 131%) e África do Sul (US$ 4 milhões, 1,4% de participação e aumento de 11%) foram outros importantes destinos das exportações brasileiras. Entre países que também aumentaram as compras do couro nacional no período, figuram Uruguai (US$ 3,44 milhões, 1,2% e 96%) e Japão (US$ 2,8 milhões, 1% e 62%).
Dez maiores estados exportadores
O balanço das vendas externas de couros dos estados brasileiros no acumulado deste ano em relação a 2011 informa que os principais exportadores foram São Paulo (que retomou a liderança nacional, US$ 65,67 milhões, 22,6% de participação em 2012), seguido do Rio Grande do Sul (US$ 52,98 milhões, 18,2% de participação), Paraná (US$ 37,85 milhões, 13%), Goiás (US$ 32 milhões, 11%) e Ceará (US$ 31,21 milhões, 10,7%).
Os demais estados são Bahia (US$ 14,78 milhões, 5,1%), Minas Gerais (US$ 13,57 milhões, 4,7%), Mato Grosso (US$ 13,4 milhões, 4,6%), Mato Grosso do Sul (US$ 12,41 milhões, 4,3%), e Santa Catarina (US$ 10,26 milhões, 3,5%).
Fonte:
Apex-Brasil
22/03/2012 21:00
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