Exportações de produtos agropecuários somaram US$ 118,04 milhões em 2011



As exportações do Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB) somaram US$ 118,04 milhões nos doze meses de 2011, ultrapassando a expectativa estimada de US$ 100 milhões para o mesmo período. Os números referem-se às vendas de material genético, como por exemplo, sêmen e embriões, matrizes, reprodutores, bovinos vivos e produtos e serviços agropecuários das 33 empresas que compõem o BHB - parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Dos 25 países que foram destino dos embarques, destacam-se aqueles considerados alvo do Projeto, como Venezuela, Paraguai, Colômbia e Bolívia, e Angola, que recebeu a primeira remessa de animais Braford brasileiros.

Lideram a lista das exportações, os embarques de animais vivos, sementes forrageiras  e produtos farmacêuticos. As exportações de sêmen tiveram um acréscimo de 30,24% sobre o volume embarcado em 2010 com destaque para o Paraguai que puxa a lista de compradores de material genético bovino brasileiro com negócios na ordem de US$ 103,8 mil, seguido pela Colômbia com alta de 55,32% nos valores importados, alcançando U$$ 91,29 mil.

Na análise da gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, entre os destaques do ano de 2011 estão exportações realizadas para países da América do Sul e África. “A Colômbia respondeu por importações de US$ 3,8 milhões, alta de 127,7% na comparação com 2010, e o Paraguai com incremento de 43% com negócios na ordem de US$ 3,37 milhões. No continente africano, o destaque foi a Angola que elevou as compras de produtos das empresas do BHB em 876%, um volume de U$$ 6,55 milhões”.

O presidente da ABHB, Fernando Lopa, destaca que as ações de fortalecimento da imagem e do posicionamento no mercado internacional, realizadas pelo BHB, estimulam o agronegócio brasileiro e agregam mais valor aos resultados obtidos. “É impressionante a efetividade das ações de projetos de promoção como o BHB. Em 2011 levamos missões de empresários, participamos de rodadas de negócios no Paraguai e Colômbia e trouxemos empresários daqueles países ao Brasil para conhecerem nossa produção e realizarem negócios, e, como resultado, esse dois mercados apresentaram altas expressivas nas compras de produtos das empresas participantes do BHB e ainda lideraram a compra de sêmen bovino brasileiro.”

O BHB foi lançado em 2009 com o objetivo de realizar a promoção da genética brasileira das raças Hereford e Braford e de produtos agropecuários produzidos no Brasil no mercado internacional. Atualmente, cerca de 33 empresas de genética das raças e de produtos e serviços agropecuários participam do projeto realizado pela Apex-Brasil e ABHB.

Mais informações acesse

Fonte:
Apex



18/01/2012 20:55


Artigos Relacionados


Brasil exporta US$ 438 milhões em produtos agropecuários exóticos

Apex quer fortalecer exportações de produtos industrializados em 2011

Estudo da OIT mostra que desempregados somaram 212 milhões em 2009

Vendas de títulos do Tesouro Direto somaram R$ 317,24 milhões em março

Aneel diz que compensações por falta de energia somaram R$ 360 milhões em 2010

Acessos a banda larga no País cresceram 71% no ano passado e somaram 34,2 milhões