Exposição de fotografias mostra superação de portadores de psoríase
Após passagens por Amsterdã, Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro, chega a Brasília a exposição fotográfica "Psoríare: a verdade nua", do fotógrafo Ralf Tooten. A mostra foi aberta nesta quarta-feira (13) no Salão Branco do Congresso (Chapelaria), durante lançamento do Programa de Atenção à Psoríase, e permanecerá em cartaz até o próximo dia 26.
Promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), a exposição apresenta fotografias de dez homens e mulheres de quatro países da América Latina - Argentina, Brasil, México e Venezuela -, portadores da doença. O objetivo é mostrar que é possível conviver com a psoríase.
A exposição vem acompanhada por um documentário de curta duração que mostra os bastidores da realização do trabalho do fotógrafo Ralf Tooten junto aos fotografados. A exposição e o documentário podem ser vistos também no site: www.psoriaseaverdadenua.com.br.
Luiz Claudio Freitas Lemos é um dos quatro brasileiros fotografados por Tooten para a exposição. Portador da doença há sete anos, Lemos considera que a história de quem contrai psoríase se repete.
- O principal problema é a dificuldade do diagnóstico. Leva-se muito tempo para descobrir, fato que leva à demora do início do tratamento. No meu caso, foram três anos até que chegassem ao diagnóstico e mais dois para que eu pudesse começar o tratamento adequado - contou.
Para Lemos, a importância da campanha é esclarecer o que é a psoríase.
- A doença se manifesta pelo físico, mas tem caráter extremamente psicológico. Por preconceito, dos outros e próprio, os portadores tendem a deixar o convívio social. A campanha e a exposição mostram que é possível levar uma vida normal - explicou.
13/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Problemas dos portadores de psoríase são discutidos em audiência
Zambiasi: ministro da Saúde prometeu apoio aos portadores de psoríase
Zambiasi homenageia trabalho da Associação Nacional dos Portadores de Psoríase
Mostra de fotografias revela artistas promissores
Aberta no Senado exposição de fotografias sobre conservação ambiental
Artesp fará de seu site uma exposição de fotografias enviadas por usuários das rodovias