Exposição: Estação Ciência expõe célula gigante e imagens sobre visita de Einstein
No interior da enorme célula, é possível entender de forma divertida os segredos dessas pequenas estruturas que compõem o ser vivo
Célula gigante e Albert Einstein são atrações na Estação Ciência, na Lapa, neste mês de janeiro. Na primeira exposição, os visitantes encontram instalação cenográfica, de 16 metros quadrados, que representa a célula humana, construída de lycra, elanca, isopor e material inflável. A outra mostra, em homenagem aos 80 anos da viagem do famoso cientista alemão ao Brasil, Argentina e Uruguai, reúne documentos, imagens, textos e objetos representativos da visita.
No interior da enorme célula, é possível entender de forma divertida os segredos dessas pequenas estruturas que compõem o ser vivo. A exposição também oferece cinco experimentos sobre o funcionamento da membrana celular e microscopia, com lentes de aumento de moléculas sangüíneas e outras. Os visitantes enxergam ribossomos, cromossomos, mitocôndrias, complexo de Golghi, núcleo e moléculas de DNA.
A mostra, montada com assessoria da professora Eliana Beluzzo Dessen, do Instituto de Biociências da USP, passa a integrar o acervo permanente de exposições da Estação Ciência. A célula gigante, ampliada 130 mil vezes, já percorreu 16 escolas para observação de alunos do ensino médio.
A professora Eliana conta que é difícil para o estudante entender o funcionamento da célula por ser algo invisível a olho nu. Dentro da estrutura celular tridimensional e colorida, montada na Estação Ciência, todos têm diante de si os fenômenos que em condições normais não veriam.
Teoria da relatividade
Realizada em colaboração com a Sociedade Brasileira de Física, a exposição Einstein e a América Latina retrata as relações do criador da teoria da relatividade (expressada na fórmula E=mc²) com a região. Entre os textos mostrados há os diários de viagem de Einstein que descrevem expectativas e impressões captadas nas visitas e o relato de seus anfitriões.
O físico alemão esteve no Rio de Janeiro entre 4 e 12 de maio de 1925. Fez duas palestras na antiga capital federal sobre a relatividade e a teoria da luz.
SERVIÇO
Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1.394, Lapa (próximo ao mercado e às duas estações da CPTM no bairro)
Telefones (11) 3673-7022, de terça a sexta-feira das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas. www.eciencia.usp.br
Da Agência Imprensa Oficia
01/10/2007
Artigos Relacionados
Exposição: Estação Ciência realiza viagem ao interior da célula
Exposição: Estação Ciência realiza viagem ao interior da célula
Exposição: Ouvido Gigante é atração na Estação Ciência
USP: Estação Ciência apresenta exposição sobre a importância dos fertilizantes
USP: Estação Ciência apresenta exposição sobre a importância dos fertilizantes
Exposição: Estação Ciência inaugura mostra sobre Tiradentes