Exposição gratuita da trajetória dos imigrantes termina amanhã
Imagens, fotomontagens, objetos, textos e áudios refletem a dimensão do mal estar causado por estar longe da terra natal
Termina neste domingo, 25, a segunda fase da exposição "Woundscapes, suffering, creativity and bare life - Corpos, memórias, itinerários de cura e as feridas da imigração: diálogos entre antropologia e arte", promovida pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
As obras foram produzidas por pesquisadores antropólogos e imigrantes: os italianos Chiara Pussetti e Lorenzo Bordonaro; pelas brasileiras Ângela Alegria e Letícia Barreto; e pelos portugueses Clara Saraiva, Cristina Santinho, Filipe Reis e Vítor Barros. Com histórias recolhidas em Portugal, o projeto tem o objetivo de refletir sobre o sofrimento dos imigrantes e das populações consideradas marginais.
Por meio de imagens, fotomontagens, objetos, textos e áudios, os artistas buscam refletir a dimensão do mal estar causado por estar longe da terra natal. A exposição procura relacionar as causas sociais e as experiências individuais do sofrimento em diferentes contextos.
As obras explicitam os efeitos da situação de migração na identidade e no corpo em dois momentos. Primeiro o sentimento de vulnerabilidade, a dor, a ferida causada por esse processo. E também a reação e a busca para sobreviver, incluindo aí as formas de ocupação dos espaços e a presença de cultos religiosos.
SERVIÇO
Exposição "Woundscapes, suffering, creativity and bare life"
Até domingo, 25 de agosto (terça à sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 20h)
Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque)
Entrada franca
Do Portal do Governo do Estado
08/24/2013
Artigos Relacionados
Trajetória dos imigrantes é retratada em exposição gratuita
Exposição mostra trajetória dos imigrantes
Última semana para visitar exposição que retrata a trajetória dos imigrantes
Exposição com fotos do Paquistão termina amanhã no MIS
Exposição sobre Niemeyer no Poupatempo de São Bernardo termina amanhã
Exposição fotográfica lembrando os 40 anos da Legalidade termina amanhã