Exposição leva cultura indígena para galerias de arte
Um mergulho no pensamento das tribos indígenas da América do Sul, um festival de estética, cores e histórias diferentes, contadas por uma simples escultura ou por uma grande pintura rica em detalhes e emoção. Essa é a exposição ¡Mira!, que vai até o dia 9 de março, no Museu dos Correios, em Brasília.
A exposição é composta exclusivamente por obras de artistas indígenas de várias tribos amazônicas. Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador estão representados entre os 54 artistas, autores de 120 peças que compõe a ¡Mira!.
Verdadeiras histórias são contadas em apenas uma tela, como é o caso da obra do peruano Santiago Yahuarcani López. Seu quadro conta como indígenas de várias tribos eram escravizados e dizimados durante a extração de borracha, no início do século 20. O quadro de López, assim como outros, carrega uma história tão profunda que é acompanhado por um texto, traduzindo o que já é possível perceber nas tintas.
Outras obras são marcadas pela mistura de temas e estéticas, como no caso do quadro Protección, do também peruano Ruysen Flores Venancino. Sua pintura, dominada por tons de azul, mostra um híbrido de onça e homem em um plano divino, rico em detalhes. A obra sempre revela algo novo, a cada olhada do espectador, e por isso merece ser vista várias vezes na mesma visita.
24/02/2014 15:30
Artigos Relacionados
Senado exibe exposição de Arte e Cultura Indígena de Rondônia
Galerias do Senado expõem arte de pessoas com síndrome de Down
Cultura: Espaço Cultural do HSPE volta a ter exposição de arte
Cultura: Espaço Cultural do HSPE volta a ter exposição de arte
Cultura: Saúde: Espaço Cultural do HSPE volta a ter exposição de arte
Cultura: Museu de Arte Contemporânea abre na quinta-feira exposição Conexões