Exposição: Mostras fotográficas comemoram os cem anos do prédio e do parque da Esalq



Projetado em estilo neoclássico, Prédio Central se mantém como maior símbolo da unidade da USP em Piracicaba

O Prédio Central e o Parque Professor Phillipe Westin Cabral de Vasconcelos, duas referências históricas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba, completam um século. Além do centenário dos dois ícones, a própria escola chegou aos 105 anos de existência, no dia 3. Duas exposições fotográficas festejam os eventos. A primeira, Os 100 Anos do Parque da Esalq, está no Museu Luiz de Queiroz e apresenta imagens antigas e históricas do parque, pertencentes ao acervo recuperado de negativos em vidro, utilizados nos primórdios da revelação de fotografia.

O Parque da Esalq em Dois Tempos é o título da mostra que pode ser apreciada no saguão do Edifício Central da escola. É composta por imagens captadas pelos integrantes do curso de fotografia do Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da USP de Piracicaba. Fotos antigas (em preto-e-branco) captadas em diversos espaços do parque estão expostas ao lado de outras, coloridas e atuais, que focalizam os mesmos locais.

A intenção, segundo os organizadores, é acompanhar a mudança da paisagem ocorrida ao longo do tempo, em razão do crescimento das árvores. Outra diferença, observada nas fotos, é a intervenção de sinalização de trânsito ao longo da via da Esalq. As duas mostras podem ser vistas até o dia 20, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO

Museu Luiz de Queiroz