Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras fica em cartaz até o próximo domingo
Quem ainda não pôde apreciar a exposição “Mulheres, Artistas e Brasileiras”, em cartaz no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), terá até o próximo domingo (8) para conferir cerca de 80 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias, esculturas e objetos produzidos ao longo do século XX. A mostra foi prorrogada a pedido da presidenta Dilma Rousseff, devido ao grande sucesso de público.
Organizada pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), a convite do Palácio do Planalto, a exposição traça um panorama da produção artística realizada por artistas brasileiras encontrada a partir dos acervos de órgãos públicos, como o Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil – patrocinador da mostra –, a Caixa Econômica Federal, e dos acervos do Museu de Arte Brasileira da Faap, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, do Museu de Arte de Brasília, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu Castro Maya e do Museu da República.
A exposição é dividida em blocos, sendo que um deles reúne 29 pinturas e nele são homenageadas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, principais representantes do modernismo brasileiro.
O público também pode apreciar a tela de Djanira, cedida do gabinete da Presidenta Dilma Rousseff especialmente para a exposição, e obras das artistas Zélia Salgado, Tomie Ohtake, Leda Catunda, entre outras. Há um bloco composto por desenhos de artistas como Noêmia Mourão e Mira Schendel. O passeio pela mostra conduz ao espaço que concentra 14 esculturas e objetos criados por Regina Silveira, Mary Vieira e Maria Martins.
Na seção de gravuras são dispostas 18 obras de, entre outras, Renina Katz, Maria Bonomi, Anna Letycia e Fayga Ostrower. Em fotografias, três artistas, como Rosângela Rennó apresentam seus olhares. O espaço dedicado à tapeçaria reúne peças de Gilda Azevedo e Shirley Paes Leme, que culminam na seção dedicada às obras que abrangem a cultura popular brasileira.
Estão expostas ainda pinturas de Dalva de Oliveira, Cidinha Pereira e Zica Bergami. O percurso pela trajetória artística das mulheres é encerrado com o símbolo do pensamento antropofágico do movimento modernista: o Abaporu, de Tarsila do Amaral.
O horário de visitação à exposição vai de das 10h às 16h e das 18h às 20h, com entrada franca. O telefone para agendar visitas é: (61) 3033-2929.
Fonte:
Blog do Planalto
02/05/2011 20:05
Artigos Relacionados
Exposição no Palácio dos Bandeirantes fica em cartaz até domingo
Mostra fotográfica "Mulheres do Brasil" fica em cartaz até domingo no MIS
Exposição sobre Paquistão está em cartaz no MIS até domingo
Exposição sobre Mata Atlântica fica em cartaz até terça no Metrô Brás
Exposição de fotos feitas por pessoas com deficiência visual fica em cartaz até esta 3ª
Exposição "Mulheres do Brasil" entra em cartaz no Palácio do Planalto