Exposição no Bandeirantes sobre Japão recebe cerca de 500 visitantes
Publico conferiu de perto as 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V
O Palácio dos Bandeirantes recebeu no último fim de semana cerca de 500 visitantes. Eles estiveram na sede do governo paulista para conhecer 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V. A mostra faz parte do calendário estadual de comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.
As obras exibidas em torno de um jardim japonês criado especialmente para a mostra pertencem ao Consulado do Japão de São Paulo.
Entre as obras destacam-se as reproduções do santuário xintoísta Itsukushima, cuja construção data do século VI, e do castelo Himeji, considerado o maior e mais belo castelo de todo Japão e que levou cerca de trezentos anos para ser concluído, entre os séculos XIV e XVII. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.
Estão expostas também gravuras dedicadas aos “50 anos da Bomba de Hiroshima” (1945/1995). São obras de artistas como Tomie Ohtake, Carla Petrini, Renina Katz, entre outros, que foram doadas ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo em 1996. Faz parte da mostra também uma maquete da Cúpula da Bomba Atômica (Hiroshima).
Além disso, estão expostas cerca de 30 xilogravuras japonesas do século XVII, entre elas algumas baseadas no Taiheiki (Crônica da Grande Paz), que retratam os 50 anos, de 1318 a 1367. São cenas de batalhas entre samurais. As obras também pertencem ao Acervo dos Palácios.
Para dialogar com a arte japonesa estabelecendo parâmetros comparativos, estão expostas imagens de interiores e exteriores dos palácios ocidentais. O objetivo é destacar as diferenças entre a arquitetura oriental e o que foi produzido no Ocidente no mesmo período, evidenciando os contrastes filosóficos e estéticos entre as duas culturas.
SERVIÇO:
Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2.
Informações: 2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas sempre em horas cheias.
Sábados, domingos e feriados, das 11, às 16h, sempre em horas cheias
Todas as visitas são acompanhadas por monitores.
Entrada franca.
Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo
(I.P.)
03/10/2008
Artigos Relacionados
Exposição sobre Japão no Palácio do Horto
Secretaria e MAM levam estudantes à exposição sobre Japão
Exposição sobre o nazismo atrai cerca de 25 mil pessoas à Assembléia
Bienal do Livro começa nesta quinta-feira e deve atrair cerca de 600 mil visitantes
Palácio dos Bandeirantes abriga mostra "Renascimento do Japão: um ano após a tragédia"
Estradas: Cerca de 400 mil veículos devem utilizar sistema Anhangüera/Bandeirantes