Exposição sobre 100 anos da música potiguar em cartaz na Galeria Senado



A exposição 100 Anos da Música Potiguar - que reúne fotografias, livros, cartazes, partituras, CDs, discos de vinil e uma minibiografia de cada um dos 24 artistas norte-rio-grandenses representados na mostra - foi aberta na manhã desta terça-feira (19) na Galeria Senado. Na mesma solenidade, que contou com a presença dos senadores José Agripino (PFL-RN) e Geraldo Melo (PSDB-RN), também foi realizado o lançamento do Dicionário da Música do Rio Grande do Norte, da arte-educadora Maria Leide Câmara de Oliveira.

A mostra, que permanecerá na Galeria Senado até o dia 1º de março, é dedicada ao folclorista Câmara Cascudo, ao musicólogo Gumercindo Saraiva e ao maestro Waldemar de Almeida. Os 24 artistas que integram a exposição fazem parte do Dicionário da Música do Rio Grande do Norte, que reúne 600 músicos do estado, selecionados por sua representatividade em cada década ao longo dos 100 últimos anos.

Entre os músicos da mostra estão a cantora conhecida como "a rainha do choro" Ademilde Fonseca, o cantor da jovem guarda Leno, a intérprete romântica Núbia Lafayette, o grupo Trio Irakitan, o carnavalesco Dosinho, o compositor de cocos Chico Antonio, o bandolinista Chico Elion, um dos precursores da bossa nova, Hianto de Almeida, o pianista Oriano de Almeida e o maestro e compositor de música sacra Felinto Lúcio Dantas.



19/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição sobre a mulher potiguar será aberta nesta terça na Senado Galeria

TOCANTINS FAZ NA SENADO GALERIA EXPOSIÇÃO SOBRE OS 500 ANOS

Senado abre exposição sobre a mulher potiguar

EXPOSIÇÃO SOBRE A PARAÍBA SERÁ ABERTA NA SENADO GALERIA

SENADO GALERIA APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE CAVERNAS

SENADO GALERIA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE SORAYA DIB