Extensão da Ferrovia Norte-Sul começa nesta quinta
Começa na próxima quinta-feira (23), a extensão de 670 km da Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar Anápolis (GO) a Estrêla D’Oeste (SP). A obra faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 46 bilhões na malha ferroviária brasileira.
Segundo a Engenharia e Construções e Ferrovias AS (Valec), as obras do trecho sul estão divididas em cinco lotes, começando no município de Ouro Verde, cruzando o sudoeste goiano e parte de Minas Gerais, até chegar a São Paulo. Cerca de 10 mil postos de trabalho diretos e 30 mil empregos indiretos devem ser criados durante o período da construção do empreendimento.
De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o governo deve investir na ligação da Norte-Sul até o Porto de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Na parte norte, a malha contará com ligação a Barcarena, em Belém (PA), permitindo a circulação da produção de ponta a ponta: a ferrovia estará ligada com o Porto de Itaqui, em São Luís (MA).
O PAC 2 também prevê a construção do trecho da ferrovia Norte-Sul entre Estrela D’oeste/SP – Panorama/SP (220 km); da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (1.040 km), interligando Campinorte/GO a Lucas do Rio Verde/MT; e o estudo para interligação entre Panorama/SP – Chapecó/SC – Rio Grande/RS (1.620 km), que irá permitir a integração da região Sul do País às demais regiões do Brasil.
Fonte:
Blog do Planalto
22/12/2010 14:17
Artigos Relacionados
Codesul discute produção de gás natural e extensão da Ferrovia Norte-Sul
Ibama concede licença para extensão da ferrovia Norte-Sul
Construção de ferrovia em MG é tema de audiência pública nesta quinta-feira (26)
Prêmio Finep será lançado nesta quinta-feira (13) nas regiões Norte e Sul
Estradas: Nova explosão interditará Anel Norte de Ribeirão Preto nesta quinta-feira
Começa nesta quarta a 8ª Semana do Produtor Rural do Meio-Norte