FAB e CGU assinam acordo para aperfeiçoar a contratação de fornecedores



A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou hoje um Acordo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é desenvolver projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção na contratação de fornecedores. O evento ocorreu na Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), em Brasília.

Só em 2012, foram assinados pela FAB 3.885 contratos com empresas para prestação de bens e serviços, que incluem a compra de combustível, peças e armamentos, entre outros. A partir desse acordo, vai ser possível a FAB criar um sistema informatizado complementar ao cadastro do Governo Federal para dar mais segurança na realização dessas contratações.

“Essa vai ser uma forma de a Aeronáutica aperfeiçoar a gestão, identificando o bom e o mau fornecedor de modo a entregar um produto melhor à comunidade”, afirma o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino de Alencar

O sistema faz parte do projeto “Salvaguardas da Despesa Pública no COMAER” e será implantado em três etapas.

Inicialmente vai ser criada uma Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) para padronizar os critérios de fiscalização, recebimento e aplicação de sanções para as empresas irregulares; posteriormente será criado o Cadastro Técnico de fornecedores (CADTEC), no qual vai constar os interessados em compor a base dos fornecedores do Comando da Aeronáutica; e, também, vai ser implantado o Sistema de Informações Estratégicas de Economia e Finanças (SIEFA), que vai permitir o cruzamento de informações em bancos de dados.

Por exemplo, se uma empresa tiver problemas no fornecimento de um produto com alguma unidade da FAB no país, essa informação vai estar no sistema e isso vai evitar que outra organização contrate essa mesma empresa. No sistema, vai constar ainda o desempenho do fornecedor, as irregularidades apresentadas e as sanções aplicadas. E isso vai beneficiar as empresas que são idôneas, pois elas vão ganhar um selo, que poderá ser utilizado como atestado de qualidade.

De acordo com o comandante da SEFA, Tenente-Brigadeiro Antônio Franciscângelis Neto, a previsão é que o projeto seja implantado até o início do segundo semestre do ano que vem. “Todas as empresas vão poder fazer contratos com a FAB desde que não tenham nenhuma irregularidade”, ressalta ele.

Fonte: Força Aérea Brasileira



01/10/2013 15:56


Artigos Relacionados


Fornecedores de cana assinam Protocolo Agroambiental

Fornecedores de cana assinam protocolo agroambiental

CE cria grupo de trabalho para aperfeiçoar acordo ortográfico

Municípios assinam acordo para o ‘Cidades Digitais’

Ibama e UnB assinam acordo de cooperação para pesquisa

Acordo de cooperação técnica vai ajudar Inmet a aperfeiçoar previsão do tempo