FAB envia dois C-130 para ajudar a combater incêndios no Chile



Duas aeronaves C-130 Hércules do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) decolaram na manhã desse domingo (19) rumo ao Chile, para atuar no combate aos incêndios florestais que atingem o país. As aeronaves decolaram, às 8h, da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com destino a Concepción, a segunda cidade mais povoada do Chile.

Um dos C-130 viajou equipado com o sistema de combate a incêndio conhecido como Maffs (siga em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System). A outra aeronave transportou equipamentos e militares que irão realizar o reabastecimento do sistema, e retornará ao Brasil na sequência.

O sistema Maffs é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas. Por questões de segurança, as equipes de bombeiros e brigadistas que atuam no solo evacuam a área antes da dispersão da água. Pode ser realizado um lançamento de toda carga de 10,4 mil litros de água ou, ainda, três lançamentos menores.

“Quando lançamos a água, a temperatura do solo diminui, e então a brigada de incêndio pode atuar no combate ao fogo”, explicou o Major Aviador Rogério Vieira Maciel Junior, Operações do 1º GTT.

No total, 30 militares estão envolvidos nesta missão, entre aeronavegantes, equipe de operação do sistema Maffs e de manutenção. Segundo o chefe da equipe do Maffs, Capitão Especialista em Aeronaves Edilson Correia, para garantir a continuidade do apoio, existe um sistema de reabastecimento composto por um compressor de ar, uma moto-bomba e duas piscinas para armazenamento de água. Após esvaziar seus cinco reservatórios em voo, o C-130 retornará à base em Concepción e, em cerca de 15 minutos, estará abastecido de água e pressão para fazer um novo lançamento.

A utilização mais recente do sistema Maffs foi no Equador em 2012. No Brasil, o sistema foi empregado em 2008, na Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, e no Parque Estadual da Chapada Diamantina, na Bahia. Em 2011, o combate a focos de incêndio no Distrito Federal contou com o apoio da Força Aérea Brasileira, por meio do Maffs.

Ainda não existe previsão da duração dessa missão.

Fonte:
Força Aérea Brasileira



20/01/2014 12:03


Artigos Relacionados


FAB faz lançamentos de água no combate aos incêndios no Chile

APROVADO EMPRÉSTIMO DO BIRD PARA COMBATER INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA

Índios criam brigada para combater incêndios na Raposa Serra do Sol

Ibama treina indígenas para combater incêndios florestais em Roraima

Defesa Civil usa aeronaves para auxiliar Bombeiros a combater incêndios

Governo paulista lança 2ª edição da operação para combater incêndios