Faixa etária



Um em cada seis brasileiros em idade produtiva é empreendedor. E mais da metade desses empreendedores (56,9%) têm menos de 35 anos de idade. O país segue a mesma tendência de outras nações, onde os empreendedores são em sua maioria jovens.

Em 2010, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), todas as faixas etárias tiveram aumentos nas taxas de empreendedorismo no país. Verificou-se que a faixa etária que obteve a mais alta taxa é aquela que vai dos 25 aos 34 anos, com 22,2%.

A partir de 2008, os jovens de 18 a 24 anos ampliaram sua participação no universo empreendedor brasileiro. Em 2010, essa faixa etária teve taxas superiores às dos brasileiros com 35 anos ou mais. O Brasil e a Rússia são os únicos países do G20 em que a faixa de 18 a 24 anos é mais empreendedora que a de 35 a 44 anos, após a faixa etária mais empreendedora de ambos os países, que é dos 25 a 34 anos.

Atividades econômicas

Entre os jovens na faixa etária entre 18 a 24 anos que iniciaram seus empreen-dimentos, o comércio varejista atinge 33% da preferência. O ramo de construção tem o seu maior índice entre jovens desta faixa.

 Na faixa etária dos 25 aos 34 anos, o comércio varejista continua forte, com o dobro de porcentagem das atividades na segunda posição de preferência, que são a indústria de transformação, alojamento e alimentação e atividades imobiliárias, voltadas à assessoria e consultoria às empresas.

Os empreendedores entre 35 a 44 anos de idade têm sua preferência dividida entre o comércio varejista e atividades de alimentação. A faixa etária de 45 a 54 anos concentra metade dos seus empreendedores em três atividades principais: comércio varejista, alojamento e alimentação, e indústria de transformação. Dos empreendedores com idade entre 55 e 64 anos, 36% se concentram em alojamento e alimentação, seguido de comércio varejista e as atividades imobiliárias e aluguéis.

À medida que a idade dos empreendedores avança, entre os negócios mais procurados estão as atividades ligadas a alojamento e alimentação, enquanto o comércio varejista perde a preferência.

Fontes:
Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
 IEE – Instituto de Estudos Empresariais



29/02/2012 16:17


Artigos Relacionados


CE vota projeto que estabelece classificação por faixa etária em atividades audiovisuais

Projeto obriga classificação por faixa etária para toda obra audiovisual

Saúde amplia faixa etária de vacinação contra hepatite B para englobar gestantes

Ministério da Saúde amplia faixa etária para rastreamento do câncer de colo de útero

Homens de 20 a 29 anos morrem quatro vezes mais que mulheres da mesma faixa etária, diz Saúde

Aposentadoria para dona de casa pobre e de faixa etária mais alta poderá ser facilitada