Falece no Maranhão dona Kyola
Faleceu aos 94 anos, às 12h30 desta sexta-feira (16), dona Kyola Ferreira de Araújo Costa, mãe do presidente do Senado Federal, José Sarney, e avó da senadora Roseana Sarney. Dona Kyola não resistiu a complicações renais que teve no fim do ano passado, das quais se recuperava em casa. O corpo está sendo velado em sua residência, no bairro do Calhau, em São Luís (MA). O enterro será ainda hoje às 17h, no Cemitério do Gavião, na capital maranhense.
Dona Kyola nasceu na cidade de Correntes, em Pernambuco, e foi para o Maranhão ainda muito jovem, acompanhada de seu pai, Assuero Ferreira. Católica fervorosa, morou no interior da Paraíba e chegou ao Maranhão, onde seu pai procurava terras férteis, como retirante. Dona Kyola, então, cuidava de seus três irmãos.
Mais tarde, casou-se com o então promotor público Sarney de Araújo Costa, e com ele residiu vinte anos em inúmeras cidades do interior do Maranhão. Ela assumiu o papel de matriarca da família Sarney após o falecimento de seu marido, já como desembargador.
O presidente do Senado encontra-se em São Luís e já recebeu telefonemas de condolências do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de vários outros políticos.
16/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino diz que dona Kyola era uma conselheira equilibrada
Heráclito lamenta morte de dona Kyola
Tebet se soma às homenagens para dona Kyola
Geovani Borges homenageia dona Kyola, mãe de Sarney
Em nome do Senado, Eduardo homenageia memória de dona Kyola
Senadores e outras autoridades comparecem à missa de sétimo dia por dona Kyola